Veja o que abre e fecha nos serviços públicos estaduais no Carnaval

Postos do Poupatempo não abrem na segunda-feira, 16, e retomam o atendimento na quarta, às 13h

qui, 12/02/2015 - 11h36 | Do Portal do Governo

O funcionamento dos serviços públicos estaduais terá alteração a partir de sábado, 14, em função do Carnaval. O Poupatempo, por exemplo, atende normalmente no sábado e fecha na segunda, 16. Veja como fica o horário dos órgãos e programe-se:

Detran.SP

As unidades do Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) em todo o Estado estarão fechadas na segunda, 16, e na terça, 17. Na Quarta-feira de Cinzas, 18, os postos retomarão as atividades às 13h.

A partir da quinta, 19, todas as unidades voltarão a atender em seus horários habituais, exceto as de Osasco e Taboão da Serra, por causa das comemorações dos aniversários dos municípios nesta data. Nessas cidades, os postos do Detran.SP voltam a funcionar na sexta, 20.

O expediente diferenciado durante o Carnaval também valerá para o Disque Detran.SP (11.3322-3333 para capital e municípios com DDD 11 e 0300-1013333 para as demais cidades do Estado) e para as unidades do Departamento de Trânsito que funcionam nos postos Poupatempo.

Mais informações no Portal do Detran.SP.

Poupatempo

Todos os postos do Poupatempo não funcionam na segunda, 16, e terça, 17. As unidades voltam a atender na Quarta-Feira de Cinzas, 18, após as 13h. O Disque Poupatempo segue o mesmo esquema de funcionamento das unidades. A partir de quinta, 19, os postos voltam a atender em seus horários normais. 

Devido ao feriado em comemoração ao aniversário dos municípios de Osasco e Taboão da Serra, na quinta-feira, 19, os postos localizados nessas cidades permanecem fechados entre segunda e quinta e voltam a funcionar na sexta, 20. 

Mais informações no site ou pelo Disque Poupatempo, no 0800-7723633 (ligação gratuita).

Metrô

O Metrô preparou um esquema especial de operação para atender a população durante o Carnaval. Na sexta-feira, 13, todas as linhas contarão com frota máxima de trens em circulação e operam até a meia-noite. 

No sábado, a operação comercial se encerra a 1h do domingo. De domingo a terça-feira, as estações permanecerão abertas no horário habitual, entre 4h40 e meia-noite. Haverá linhas de ônibus que partem dos terminais das estações Palmeiras/Barra Funda e Portuguesa/Tietê do Metrô com destino ao local dos desfiles.

Na Quarta-feira de Cinzas, 18, além das estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha, por onde desembarcam os usuários que chegam pelos terminais rodoviários Tietê, Jabaquara e Barra Funda, todas as estações da Linha 2-Verde e 4-Amarela também abrirão mais cedo, à partir das 4 horas. Na Linha 5-Lilás, a operação terá início no horário habitual, a partir das 4h40.

Para mais informações, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800-7707722), que atende diariamente, das 5h30 às 23h30. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro atende pelo 0800-7707100 de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.

Mais informações no site.

CPTM

No domingo, 15, e na terça, 17, a CPTM dará continuidade às obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí)

Domingo: das 4h até meia-noite, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Água Branca. Das 4h às 10h, os trabalhos estarão concentrados nas obras de infraestrutura nas proximidades da Estação Várzea Paulista. A partir das 10h30 até 20h, os serviços ocorrerão nos equipamentos de via permanente no trecho entre Botujuru e Campo Limpo Paulista.

Durante toda a operação comercial, o intervalo médio será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato. Das 4 às 16h, na extensão entre Francisco Morato e Jundiaí, os intervalos serão de 30 minutos. 

Terça-feira: das 4h até meia-noite, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea no trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Água Branca. O intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno)

Domingo: das 4h até meia-noite, serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Presidente Altino e Osasco.  Das 10h às 15h, os trabalhos serão executados nos equipamentos de via permanente no trecho entre Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio será de 17 minutos em toda a linha.

Terça-feira: das 4h até meia-noite, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Barueri e Jandira. Das 8h às 18h, os serviços serão efetuados nas obras de infraestrutura nas proximidades da Estação Palmeiras-Barra Funda. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Osasco e Presidente Altino, em razão de serviços no sistema de rede aérea. Para completar a viagem, será necessário fazer a transferência para os trens da Linha 8-Diamante. O intervalo médio será de 10 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 8h às 18h, os serviços ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Guapituba e Rio Grande da Serra. O intervalo médio será de 30 minutos no trecho entre Mauá e Rio Grande da Serra.

Terça-feira: das 8h às 18h, haverá intervenções na infraestrutura da passarela metálica, localizada nas proximidades da Estação Guapituba. O intervalo médio será de 30 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral/Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h até meia-noite, o intervalo médio será de 15 minutos em todo o Expresso Leste devido aos serviços que serão realizados no trecho da extensão Guaianazes – Estudantes.

Terça-feira: das 4h até meia-noite, o intervalo médio será de 15 minutos em todo o Expresso Leste devido as obras em andamento no trecho da extensão Guaianazes – Estudantes.

Linha 11-Coral/Extensão (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h às 13h, haverá intervenções nas obras da Estação Poá. O intervalo médio será de 22 minutos.

Terça-feira: das 4h até meia-noite, os serviços serão executados nas obras da nova estação Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio será de 15 minutos.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Terça-feira: das 4h às 14h, os trabalhos serão executados no sistema de rede aérea entre as estações Jardim Romano e Eng. Manoel Feio. A partir das 15h até o fim da operação comercial, as intervenções ficarão concentradas nas proximidades da Estação Engenheiro Goulart. O intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha.

Mais informações pelo telefone 0800- 0550121 (Central de atendimento). 

EMTU

No sábado, 14, e domingo, 15, o número de viagens seguirá a redução normal dos demais fins de semana. Na segunda-feira, 16, a operação gerenciada pela EMTU/SP será semelhante aos sábados e na terça, 17, a redução será equivalente a dos domingos e feriados. Na Quarta-feira de Cinzas, 18, haverá reforço das viagens das 10h às 12h.

As linhas que circulam no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) cumprirão programação horária diferenciada, adequadas ao comportamento da demanda. Informações detalhadas podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Cliente  0800-7240555, que funciona de segunda a sexta-feira, inclusive feriados, das 7h às 19h.

Mais informações no site.

Fundação Pró-Sangue

Os postos de coleta da Fundação Pró-Sangue terão horários diferenciados. Confira:

14 de fevereiro, sábado
Posto Clínicas: das 8h às 18 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: das 8h às 16 horas
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: fechado
Posto Pedreira: fechado

15 de fevereiro, domingo
Posto Clínicas: das 8h às 13 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: fechado
Posto Pedreira: fechado

16 de fevereiro, segunda-feira
Posto Clínicas: das 8h às 18 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: das 8h às 17 horas
Posto Mandaqui: das 12h45 às 18 horas
Posto Osasco: das 8h às 16h30
Posto Pedreira: das 07h30 às 12h30

17 de fevereiro, terça-feira  (Carnaval)
Posto Clínicas: das 8h às 18 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: fechado
Posto Pedreira: fechado

18 de fevereiro, quarta-feira  (Cinzas)
Posto Clínicas: das 8h às 19 horas
Posto Barueri: das 13h às 17 horas
Posto Dante: das 13h às 17 horas
Posto Mandaqui: das 13h às 18 horas
Posto Osasco: das 13h às 16h30
Posto Pedreira: fechado

Mais informações no site.

Procon-SP

As audiências, administrativo, Ouvidoria, atendimento telefônico (151) e atendimento eletrônico do Procon-SP não funcionarão na segunda, 16, e terça, 17. Já na quarta, 18, funcionam a partir do meio-dia.

Os Núcleos Regionais do Procon-SP em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba também acompanham esta programação.

Os postos de atendimento pessoal dentro dos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera funcionarão no sábado em seu horário normal, das 7h às 13h, e não funcionarão na segunda e terça. Na quarta, o funcionamento será das 13h até as 19h.

A abertura dos Procons municipais fica a critério da administração municipal.

Mais informações no site do Procon-SP.

Do Portal do Governo do Estado