Veja como transportar seu animal de estimação com segurança

Seu pet tem que estar seguro seja no avião, no ônibus ou no carro; Fundação Procon-SP preparou um guia completo

qui, 11/05/2017 - 10h07 | Do Portal do Governo

Os animais de estimação fazem parte da família e costumam acompanhar seus donos em todos os momentos, inclusive nas viagens. Por isso é importante saber quais cuidados devem ser tomados para levar os bichinhos nos passeios mais longos. Pensando nisso, a Fundação Procon-SP, órgão ligado à Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, conta com um guia completo com dicas para o transporte de animais no carro, ônibus e avião.

No carro
Você sabia que o animal não pode ser transportado solto ou no colo dentro do carro? Ele deve ser conduzido em caixa ou utilizando cinto de segurança apropriado. Não é permitido que ele viaje no colo ou com a cabeça fora da janela, isso pode trazer riscos à segurança dos ocupantes do veículo e multa ao motorista.

No avião
Para viagens aéreas, o transporte de animais é cobrado à parte e o dono precisa reservar a passagem com antecedência, pois muitos voos limitam o número de animais a serem transportados.

Além disso, é obrigatória a apresentação do atestado de saúde e comprovante de vacinação do animal. Ele deve ser transportado em compartimento fechado e revestido com material que contenha e absorva urina e fezes, evitando vazamento durante o transporte.

As companhias aéreas também possuem regulamento próprio para o transporte, consulte-o antes de comprar as passagens.

Em viagens internacionais, o bichinho deve passar por uma consulta com um veterinário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O dono também precisa obter informações sobre as regras federais do país de destino para evitar qualquer problema na hora do desembarque.

No ônibus
Para viajar de ônibus, é necessário apresentar atestado que comprove as boas condições de saúde do bichinho.

O animal não pode ficar solto a bordo do ônibus e deverá estar guardado em um dispositivo apropriado (gaiola ou caixa).

O dono deverá pagar uma passagem extra para acomodá-lo ao seu lado. Vale ressaltar que para usuários de cão-guia não é necessário pagar pelo transporte.

Também é importante consultar a empresa de ônibus para saber quais as regras para o transporte de animais.