Vazamento de gás na Marginal Pinheiros já está controlado

O gás é inflamável, mas medições efetuadas revelaram que não havia riscos de explosão

sex, 23/06/2006 - 17h07 | Do Portal do Governo

Um vazamento de butilmercaptana, gás utilizado para conferir odor ao gás liquefeito de petróleo (GLP), em quantidade ainda não especificada, mobilizou uma equipe do Setor de Operações de Emergência da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. O acidente ocorreu por volta das 4h45 horas de hoje (23/6), na Marginal Pinheiros, cerca de 500 m após a Ponte Cidade Jardim, no sentido Santo Amaro-CEAGESP.

A CETESB, que foi acionada por volta das 4h55 pela Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, junto com o Corpo de Bombeiros, estancaram o vazamento e orientou a lavagem da área com água sanitária para neutralizar os efeitos do produto.

O gás é inflamável, mas medições efetuadas revelaram que não havia riscos de explosão. A sua aspiração, no entanto, causa irritação e, por este motivo, as pessoas que apresentarem problemas foram orientadas para procurar o Centro Médico de Atendimento a Emergências Químicas, no Jabaquara, que atende pelo telefone 5012.5311.

Segundo os registros de reclamações, o odor assustou a população, sendo perceptível nos Jardins, Itaim-Bibi, Morumbi, Vila Olímpia, Campo Limpo e Capão Redondo, além de alguns bairros nos municípios de Taboão da Serra, Embu e Itapecerica da Serra, mais próximos da Capital. Para evitar que os motoristas também fossem afetados, CET interditou a Marginal, o que causou congestionamentos que se prolongaram por toda a manhã.

Segundo os técnicos da CETESB, produto estava sendo transportado por um caminhão da empresa Acimex, de Santos, com uma carga de cinco cilindros com 1.100 litros de butilmercaptana cada e cinco cilindros com 2.500 litros de dissulfeto de dimetila cada. Em conseqüência de um acidente, oito cilindros caíram na pista e dois deles, com butilmercaptana, sofreram ruptura causando o vazamento do gás.

A empresa transportadora já providenciou o recolhimento dos cilindros. O incômodo causado pelos odores ainda persiste, pois as condições meteorólogicas são desfavoráveis para a dispersão de poluentes, mas a sua intensidade deverá diminuir gradativamente nas próximas horas.

 A CETESB está recomendando que as pessoas fechem janelas e portas, para amenizar o desconforto olfativo. Os técnicos, que continuam acompanhando o acidente, ressaltam que não há motivos para preocupação, pois a concentração do gás na atmosfera não é suficiente para causar danos à saúde ou para a ocorrência de explosões.

Assessoria de Imprensa da Cetesb