Varal dos Sonhos é tema de Eletiva em escola estadual de São Paulo

Iniciativa que estimula o compartilhamento e a interação aconteceu na Escola Estadual Pereira Barreto, no bairro da Lapa

qua, 26/02/2020 - 14h22 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Educação

O início do ano letivo na Escola Estadual Pereira Barreto, no bairro da Lapa, em São Paulo, foi recheado de atividades diferentes. Com a adoção do Inova Educação para toda a rede, a unidade passou a promover novas atividades entre os estudantes. Uma delas foi uma prática já bem conhecida na rede, mas que nunca sai de moda: o varal dos sonhos.

Feita logo na primeira semana de aulas, o Varal dos Sonhos é uma parte da eletiva Projeto de Vida e tem como intuito fazer com que os alunos falem sobre suas perspectivas para o futuro, seus sonhos e suas vontades para além do período escolar. Cada sonho é escrito em uma folha e pendurado em um varal na unidade, construindo um imenso lugar de compartilhamento e interação.

O Varal dos Sonhos é uma das atividades planejadas na escola. Ao longo do mês, os estudantes conheceram os nomes e ementas das disciplinas ofertadas no Feirão de Eletivas, na primeira semana de aula.

Inova Educação

Adotado em toda a rede neste ano, o Inova Educação prevê três novos componentes na sala de aula: as Eletivas, o Projeto de vida e as matérias de Tecnologia. A formação priorizará o aprendizado de competências socioemocionais e o papel da escola na formação do indivíduo como um todo.

“As novas matérias debatem assuntos diversos e colocam os estudantes no centro do processo de aprendizagem, promovendo seu engajamento e protagonismo”, explica Sonia Maria Brancaglion, da equipe da Secretaria da Educação.

O conjunto de Eletivas oferecidas em uma escola será definido a partir do levantamento das necessidades e dos anseios dos estudantes e das possibilidades de oferta dos professores. “A eletiva é o desenho do aluno com a orientação do professor. É o que o estudante quer aprender que faça sentido pra vida dele”, destaca o secretário-executivo da Educação, Haroldo Rocha.

Cada escola organiza um “Feirão de Eletivas” no início do ano, para que todos discutam conjuntamente quais serão as disciplinas ofertadas, com base nos interesses e projetos de vida dos estudantes e nas formações e vocações dos professores. Para apoiar o processo, será disponibilizado pela pasta um cardápio com algumas opções a partir do levantamento de experiências de sucesso da rede.