Vale do Paraíba sedia fórum de prevenção ao tráfico de pessoas

Evento acontece nos dias 21 e 22 de maio em São José dos Campos

qui, 17/05/2007 - 15h09 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Escritório Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos promove nos dias 21 e 22 de maio, a partir das 14 horas, oficina e fórum regionais de prevenção ao tráfico de pessoas em São José dos Campos.

O evento também abrangerá importantes cidades do Vale do Paraíba, como, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Jacareí. Durante o primeiro dia, os trabalhos serão focados na participação e sensibilização dos operadores do turismo local e áreas correlatas, como hotéis; bares, restaurantes e similares; agências e operadoras de turismo, além de taxistas; guias de turismo; empresas de eventos; guarda  municipal; policiamento turístico; alunos da área; lideranças comunitárias, dentre outros.

Nesta oficina para agentes multiplicadores, ministrada por especialistas da Secretaria da Justiça, serão abordados os seguintes temas: cenário do tráfico internacional; tráfico de mulheres no Brasil; tráfico de crianças; atendimento das vítimas; ações e avanços dos parceiros sobre o tema e a abordagem de como a rede de turismo local pode proteger as vítimas e impedir que esta prática criminosa difunda-se na região.

No segundo dia do evento, o fórum de prevenção será estendido a um público mais amplo, a fim de difundir o conhecimento da problemática entre a população. O Programa Estadual de Direitos Humanos também será instrumento de discussão entre os participantes.

Ainda este mês, a região de Caraguatatuba receberá o fórum regional de prevenção ao tráfico de seres humanos. As cidades de Registro, Bauru, Marília, Araraquara, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Barretos também vão sediar o evento, que teve início por Sorocaba, no começo do mês de maio.

Tráfico 

A região de São José dos Campos, segundo dados da Fundação Seade de 2003, responde por 7,8% dos crimes de tráfico de drogas no Estado de São Paulo, modalidade que está intimamente ligada ao tráfico de seres humanos.

Segundo a Organização das Nações Unidas, as modalidades de tráfico humano e de entorpecentes são a primeira economia do mundo ilícito. Estima-se que entre 7 e 12 bilhões de dólares sejam movimentados anualmente e, entre um e quatro milhões de pessoas sejam traficadas no mundo por ano.

Além do tráfico internacional de pessoas, têm-se observado que uma outra modalidade deste crime está sendo praticada dentro do território nacional e estadual: o tráfico interno, no qual as pessoas são aliciadas numa determinada cidade do interior, e trazidas para a capital, ou muitas vezes para cidades de outros Estados.

O Vale do Paraíba é um pólo de turismo de negócios, devido à concentração industrial e de centros de tecnologia.

Serviço:

Data: 21 e 22 de maio

Horário: 14 horas

Endereço: Câmara Municipal de São José dos Campos. Rua Desembargador

Francisco Murilo Pinto, 33 – Centro.