Vale do Futuro: Secretários de Estado visitam comunidades remanescentes de quilombos

Programa lançado pelo Governo de SP busca impulsionar ações de desenvolvimento social na região do Vale do Ribeira

ter, 29/10/2019 - 18h29 | Do Portal do Governo

Os secretários de Estado de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, e da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, visitarão nesta quarta-feira (30) as comunidades remanescentes de quilombos Ivaporunduva, na cidade de Eldorado, e Morro Seco, em Iguape.

As visitas serão acompanhadas pelo diretor-executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Claudemir Peres. As visitas integram a agenda de atividades do programa Vale do Futuro, lançado em outubro pelo Governo do Estado. O programa busca impulsionar ações de curto, médio e longo prazo de desenvolvimento social no Vale do Ribeira.

A iniciativa prevê R$ 1 bilhão em investimentos públicos e atração de mais R$ 1 bilhão em recursos privados, além da geração de 30 mil oportunidades de emprego, renda e empreendedorismo até o fim de 2022.

Eldorado

A agenda terá início às 10h50, na comunidade Ivaporunduva, em Eldorado. Ivaporunduva é dos quilombos mais antigos do Vale do Ribeira e significa rio de muita fruta (vaporu). Foi povoado no século XVII, com registro de população expressiva por volta de 1.720.

Em 1.791, foi inaugurada a capela de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. As famílias cultivam banana convencional, desenvolvem atividades voltadas ao turismo e trabalham com o artesanato.

Iguape

A partir das 14h30, os secretários conhecerão as tradições e os costumes da comunidade remanescente de quilombo Morro Seco, em Iguape. Haverá uma apresentação de fandango, dança típica local, e a visita às lavoras cultivadas pelas famílias.

Célia Parnes salienta que é importante conhecer as comunidades remanescentes de quilombos, os costumes, a cultura e a produção de alimentos. “Com isso, ajudamos a alavancar o desenvolvimento das comunidades remanescentes de quilombos com oportunidades para geração de renda”, ressalta.

Ainda sobre o programa Vale do Futuro, a secretária destacou que sua pasta coordena o “Programa Prospera”, que promove a mobilidade social aliada à garantia de permanência de jovens na escola, projeto de vida e tutoria e fortalece a proteção social por meio da ampliação do repasse do Fundo a Fundo aos 22 municípios que compõem o Vale do Ribeira.

“A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Fundação Itesp, participará do Vale do Futuro com o Programa Cultivando Negócios via Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social, e também com atividades de regularização fundiária e com o Circuito Quilombola Paulista, que visa a estimular o turismo na região”, explica o secretário da Justiça e Cidadania.

“Ivaporunduva é uma das 16 comunidades remanescentes de quilombos que integram o Circuito. Esse trabalho é fundamental para a preservação do legado dos quilombolas, que contribuíram para a formação e a construção da identidade do povo brasileiro”, completa Paulo Dimas Mascaretti.

Fundação Itesp

A Fundação Itesp presta assistência técnica para 1.445 famílias quilombolas, distribuídas em 14 municípios. São 36 comunidades reconhecidas como remanescentes de quilombos pelo Governo do Estado de São Paulo, seis delas já tituladas em terras públicas estaduais.

O Itesp promove a capacitação dos beneficiários das comunidades de quilombos com políticas públicas de desenvolvimento em atividades agrícolas, manejo florestal, produção artesanal, comercialização, infraestrutura, ações nas áreas da saúde, educação, gestão social, meio ambiente e turismo, com fomento à geração de renda dos quilombolas e respeitando as suas tradições.