Vá de Expresso Turístico à festa japonesa em Mogi das Cruzes

Transporte resgata glamour das viagens férreas, percorrendo o trajeto de 50 quilômetros em cerca de uma hora e meia

qua, 05/04/2017 - 15h41 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
A locomotiva a diesel da CPTM, modelo Alco RS-3 de 1952, conduz dois carros de passageiros

Que tal aproveitar o fim de semana em uma cidade histórica, conhecendo melhor a cultura japonesa e ainda por cima a bordo de uma charmosa locomotiva da década de 50? É possível fazer tudo isso neste sábado (8) na cidade de Mogi das Cruzes, onde acontece a Akimatsuri, maior festa japonesa da região.

A festa é uma forma de os descendentes de japoneses manterem viva a tradição de seus antepassados, que faziam oferendas aos deuses para agradecer pela colheita e bem-estar das pessoas. A palavra, de origem japonesa, significa Festival de Outono (Aki significa Outono e Matsuri corresponde à festival). A celebração existe em Mogi desde 1986.

Para quem quiser aproveitar o festival para fazer uma viagem histórica, o embarque do Expresso Turístico-Mogi será na Estação da Luz, a partir das 8h – o trem parte às 8h30.

O Expresso Turístico resgata o glamour das viagens férreas, percorrendo o trajeto de 50 quilômetros entre a capital e Mogi das Cruzes, em cerca de uma hora e meia. Durante o trajeto, os turistas recebem informações sobre a história da ferrovia e dos bairros por onde o trem passa.

A viagem é feita em uma locomotiva a diesel da CPTM, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60. Cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), os vagões foram restaurados nas oficinas da CPTM.

Expresso Turístico
Criado em 2009 pela CPTM e pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), o Expresso Turístico oferece viagem para três roteiros: Luz-Jundiaí (três sábados por mês), Luz-Mogi das Cruzes (no segundo sábado de cada mês) e Luz-Paranapiacaba (aos domingos).

São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira). O bilhete da CPTM contempla exclusivamente a viagem de ida e volta. O preço unitário da passagem para qualquer um dos três roteiros é de R$ 45 (ida e volta), exceto para o embarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba, que sai por R$ 40.

O bilhete é vendido das 9h às 18h, todos os dias, nas bilheterias das estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André. Lembrando que os descontos podem chegar até 50% na compra de quatro passagens. Os interessados podem obter mais informações e conferir a abertura de novas datas para viagens no site: http://cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Vagas-e-Calendario.aspx​.