Vai curtir o Carnaval na praia? Veja os cuidados com o sol

Proteção solar é a palavra de ordem; veja também como se prevenir de queimaduras, assaduras e picadas de inseto

sex, 13/02/2015 - 19h39 | Do Portal do Governo

Muitas pessoas escolhem as praias como destino para curtir o Carnaval. Afinal, é a última chance para curtir um feriado prolongado no verão de frente para o mar. Mas é importante tomar alguns cuidados e não abusar do sol para que a diversão não termne em frustração.

Proteção solar é a palavra de ordem. O abuso do sol pode causar queimaduras graves, em alguns casos com bolhas. Para evitar, a orientação da médica é protetor solar, guarda-sol e respeitar os horários de sol mais ameno.

O horário mais perigoso para exposição solar é entre 10h e 16h, especialmente para as crianças. Melhor ir à praia mais cedo ou só no final da tarde. Quanto ao protetor, o rosto pede FPS (fator de proteção solar) mais alto, por exemplo 30. Para o corpo, índice 20 garante boa cobertura. Chapéu e boné também são necessários.

A proteção só será eficiente se for respeitada a recomendação de reaplicação, mesmo que esteja escrito na embalagem que não precisa passar o produto novamente. É importante também não esquecer nenhuma parte do corpo, como peito do pé, couro cabeludo e orelhas.

Queimaduras, assaduras e picadas de inseto

Muitas queimaduras acontecem da combinação entre frutas cítricas, principalmente limão, e o sol. Seja para fazer bebidas ou usar como tempero, nunca se esqueça de lavar bem as mãos. O caldo do limão reage com o sol e queima a pele. Sempre que manipular alimentos, frutas, lave bem as mãos antes de sair no sol.

Outro problema são as assaduras nas dobras (abaixo da mama, nas axilas e pernas). A dica é usar roupas leves e passar talco nas áreas de atrito. O sol ainda pode estimular o aparecimento de micoses. Neste caso, o melhor é procurar um dermatologista para fazer o tratamento correto.

Por fim, há ainda o perigo das picadas de insetos, que podem ser evitadas usando o repelente adequado. É importante pesquisar sobre a região antes de ir, para saber se há insetos e qual o tipo de repelente mais adequado. afirmou. Em caso de picadas, é importante aplicar compressas geladas e procurar um dermatologista rapidamente.

Do Portal do Governo do Estado