Vai curtir o Carnaval? IPEM-SP orienta foliões na compra de produtos

Fantasias, adereços infantis e até camisinhas: consumidores devem ficar atentos para evitar fraudes e produtos irregulares

qui, 16/02/2017 - 16h44 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação São Luiz do Paraitinga
É importante conferir todas as composições e medidas dos produtos típicos do Carnaval

Para garantir que os consumidores que pretendem curtir o carnaval não sejam lesados na hora de adquirir qualquer produto típico, como fantasias, confete, serpentina e até camisinhas, o IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) apresenta algumas dicas importantes. Confira:

Fantasias merecem atenção
É importante conferir a “composição têxtil” do tecido, que deve ser informada na etiqueta do produto. Também deve conter a razão social ou nome da marca registrada do fabricante, CNPJ, país de origem, nome e percentual das fibras e filamentos que compõem o tecido, além de indicações para conservação do produto e indicação do tamanho ou dimensão. Todas essas informações em produtos têxteis contribuem para evitar alergias e, consequentemente, riscos à saúde.

Segurança na diversão infantil
Todos os itens voltados à diversão das crianças devem trazer o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a classificação etária indicativa, o que garante que foram testados e não representam riscos à saúde do consumidor.

Os pequenos adoram complementar as brincadeiras nas escolas e matinês, usando elásticos, lantejoulas, paetês, kits de enfeites, óculos, apitos, máscaras, confetes, serpentinas e muitos outros adereços. Em todos os casos é preciso estar atento se a quantidade indicada nas embalagens dos produtos, seja qual for a medida informada (massa, volume, comprimento, número de unidades), corresponde ao que está sendo efetivamente adquirido.

Camisinhas
O uso de preservativo nas relações sexuais é fator de grande importância para a preservação da saúde. Ao comprar ou adquirir preservativos, é importante observar se a embalagem contém a marca do Inmetro e do Organismo de Certificação de Produtos (OCP). Isto garante que o produto passou por testes antes de sua comercialização. Vale ressaltar que é fundamental verificar se a embalagem não está rasgada ou com qualquer outro vestígio de violação e conferir o prazo de validade.

Atenção na hora da compra
Na compra de qualquer produto que tenha sido pesado e embalado na ausência do consumidor (pré-medidos), é preciso ficar atento às informações contidas na embalagem. A etiqueta deve apresentar indicação quantitativa (peso/volume) realizada pelo ponto de venda ou pelo fabricante.

Além disso, o valor da tara/embalagem deve ser informado e estar descontado do peso do item. Na dúvida, sobre a fidelidade dos dados, o mais adequado é utilizar a balança do próprio ponto de venda para conferir os dados.

O consumidor que notar ou desconfiar de irregularidades pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP por meio do telefone 0800 013 05 22 ou pelo e-mail: ouvidoria@ipem.sp.gov.br. No site do Instituto, está disponível para download o Guia Prático de Consumo com dicas sobre o que o consumidor deve observar na hora de adquirir diversos produtos.