Vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira (10)

Campanha busca imunizar 2,9 milhões de pessoas na capital paulista; moradores entre 15 e 29 anos deverão se imunizar

seg, 10/06/2019 - 11h58 | Do Portal do Governo

A campanha de vacinação contra o sarampo na capital paulista, com início nesta segunda-feira (10), tem o objetivo de imunizar 2,9 milhões de paulistanos. A medida foi definida com Ministério da Saúde e a Prefeitura de São Paulo, uma vez que a cidade é um grande ponto de chegada e saída de viajantes de todo o mundo.

Desse modo, jovens e adultos com idade entre 15 e 29 anos, faixa etária considerada mais vulnerável a infecções, poderão ser vacinar até o dia 12 de julho. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o “Dia D” será realizado em 29 de junho.

Doses

Vale destacar que a vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e as doses estão disponíveis na rede estadual durante o ano todo na rotina dos postos. O Programa Estadual de Vacinação prevê administração da dose aos 12 meses e um reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela).

Há contraindicação para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos. “A pasta faz monitoramento epidemiológico ininterrupto no Estado quanto a circulação de todas às doenças. Com esta campanha, queremos vacinar e proteger a população, considerando a possibilidade da reintrodução do vírus, como já se verifica em outros locais do Brasil”, explica o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

A diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato, reforça a segurança da vacina. “A vacina é segura e feita com vírus vivo atenuado. Além dessa ação de imunização, todas as pessoas serão orientadas a procurar o serviço de saúde mais próximo em caso de início de sintomas, que podem incluir febre e manchas vermelhas na pele sem coceira, entre outros”, salienta.

Litoral

Na cidade de Santos, no litoral, uma estratégia similar está curso desde fevereiro, pois é outro ponto estratégico de entradas e saídas do país devido ao Porto, o maior da América Latina. A vacinação foi planejada devido à notificação de casos no navio de cruzeiro Seaview, da MSC, na costa brasileira.

A campanha em curso na Baixada Santista tem o objetivo de imunizar 91 mil jovens e adultos de 15 a 29 anos. Desse total, 63 mil pessoas foram vacinadas até o momento. No ano passado, o Estado ultrapassou a meta de vacinar 95% das crianças contra sarampo na campanha de 2018.

Foram imunizadas mais de 2,1 milhão de menores na faixa de 1 a menores de 5 anos, o que corresponde a 97% do público-alvo. Na capital, a cobertura foi de 95,9% na campanha, e de 100% em Santos.

Diante de toda notificação de caso suspeito de sarampo, as prefeituras realizam ações de bloqueio ampliado para contenção de eventuais surtos, com apoio técnico do Centro de Vigilância Epidemiológica estadual e com base em diretrizes do Ministério da Saúde.

Registros

Em 2019, até o momento, o Estado registra 51 casos confirmados de sarampo, com o mesmo vírus que circula na Europa e Índia, por exemplo. Em 2018, São Paulo registrou três casos confirmados, sendo um importado da Ásia Ocidental e outros dois do Estado do Amazonas.

“A circulação endêmica da doença foi interrompida no Estado no ano 2000. Casos esporádicos ocorreram eventualmente desde então, relacionados à importação do vírus de várias regiões do mundo onde ainda o controle da doença não foi atingido”, afirma a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Regiane de Paula.