UTI Neonatal do HC de Botucatu recebe novos ventiladores pulmonares

Aparelhos oferecem suporte respiratório temporário, completo ou parcial aos pequenos pacientes da unidade vinculada à Unesp

seg, 07/10/2019 - 14h31 | Do Portal do Governo

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), acaba de receber seis ventiladores pulmonares, que oferecem suporte respiratório temporário, completo ou parcial aos pequenos pacientes que nasceram prematuros ou têm os primeiros cuidados especiais na unidade.

A aquisição dos aparelhos permite que o espaço melhore a assistência aos recém-nascidos, além de ampliar o campo de abrangência do tratamento. Os novos e mais modernos equipamentos possuem várias modalidades de ventilação, que emitem pressões de ar mais precisas, facilitando o cuidado e reduzindo o tempo de internação dos bebês.

A UTI Neo conta com 17 leitos e é referência de atendimento especializado aos recém-nascidos em situação clínica grave, desde o momento do parto até a alta hospitalar.

Qualidade de vida

De acordo com a responsável pela UTI Neo do HC, Maria Regina Bentlin, o investimento foi muito importante para a área. “Não existe qualidade de vida para o recém-nascido se não houver o envolvimento de todos. A ampliação da nossa estrutura tem um único intuito: a melhora contínua do nosso atendimento a esses pacientes, que precisam tanto de nós nessa fase tão importante da vida”, salienta.

Segundo o superintendente do HCFMB, André Balbi, o valor do investimento, de cerca de R$ 700 mil reais, promove a continuidade ao trabalho de atualização do Parque Tecnológico da gestão atual do hospital, junto com o Núcleo de Engenharia Clínica.

“Trabalhamos diariamente não só melhorar a assistência ao paciente, mas também para aprimorar a rotina do setor. Investir em condições adequadas e modernas otimiza o trabalho da equipe multiprofissional que atua na UTI Neo, gerando melhores resultados no tratamento ao recém-nascido”, destaca.