Usuários da estação Vila Olímpia da CPTM contam com bicicletário

Com 94 m² de área coberta e iluminada, o espaço abriga até 94 bicicletas

ter, 25/08/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Os usuários da estação Vila Olímpia, na linha 9-Esmeralda, da CPTM, já podem deixar as bicicletas em lugar seguro e adequado.  Com 94 m² de área coberta e iluminada, o espaço tem capacidade para abrigar até 94 bicicletas. O local também dispõe de guarita de vigilância. 

O horário de funcionamento é o mesmo que o da operação comercial da estação: das 4h à meia-noite. Mas quem quiser poderá deixar a bicicleta pernoitar no local. Ela ficará guardada e poderá ser retirada no dia seguinte, desde que não ultrapasse o período de 24 horas de permanência. 

A estação Vila Olímpia é o décimo quinto bicicletário da CPTM. No total, a companhia oferece 4.477 vagas, distribuídas da seguinte forma:

Linha 7-Rubi: Caieiras (65 vagas)
Linha 8-Diamante: Jandira (48 vagas), Itapevi (70 vagas)
Linha 10-Turquesa: Mauá (1.960 vagas)
Linha 9-Esmeralda: Pinheiros (90 vagas); Vila Olímpia (94 vagas), Jurubatuba (255 vagas), Autódromo (255 vagas), Primavera-Interlagos (250 vagas) e Grajaú (180 vagas)
Linha 12-Safira: Itaim Paulista (250 vagas), Comendador Ermelino (200 vagas), USP Leste (270 vagas), Jardim Helena/Vila Mara (250 vagas) e Jardim Romano (240 vagas)

Todos os bicicletários da CPTM são gratuitos – exceto o da unidade de Mauá, que é mantida por uma associação de ciclistas, a Ascobike, onde a diária custa R$ 1,00 para os não-sócios.

Para utilizá-los, basta fazer o cadastro mediante apresentação de RG e levar o próprio cadeado para prender a bicicleta.

Bicicleta e cidadania

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) estimula o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente e saudável, por meio da construção de bicicletários e ciclovias – como o Caminho Verde, pista paralela à Linha 3-Vermelha, do Metrô. A pasta também criou iniciativas como a que permite a entrada das bikes nos trens e metrôs aos finais de semana e feriados. Além disso, durante a semana, a partir das 20 horas, as bicicletas também estão liberadas no Metrô, sempre no último carro de cada trem.

Atualmente, o sistema metroviário possui 15 bicicletários distribuídos pelas estações Paraíso, Liberdade, Sé, Armênia e Santana, na Linha 1-Azul; Vila Mariana e Vila Madalena, na Linha 2-Verde; Palmeiras/Barra Funda, Santa Cecília, Marechal Deodoro, Anhangabaú, Brás, Carrão, Guilhermina/Esperança e Corinthians/Itaquera, na Linha 3-Vermelha.

A EMTU/SP também conta com bicicletários. São três em operação: um no Terminal Metropolitano de São Bernardo do Campo; outro no Terminal Metropolitano do Jabaquara, ambos do Corredor ABD, e o último no Terminal Metropolitano de Hortolândia, que integra o Corredor Noroeste.

Além disso, está em fase de obras o bicicletário de Santo André, anexo à estação de mesmo nome da CPTM e ao Terminal Metropolitano Santo André Oeste, gerenciado pela EMTU/SP.

Da CPTM