USP: unidade em São Carlos estimula a integração entre os estudantes

Semana Integrada da Graduação e Pós-Graduação busca estimular trabalhos conjuntos dos alunos do Instituto de Física

ter, 25/09/2018 - 10h13 | Do Portal do Governo

Entre esta segunda-feira (24) e a próxima sexta-feira (28), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), ligado à Universidade de São Paulo (USP), promove a VIII Semana Integrada da Graduação e Pós-Graduação e a XIII Semana da Licenciatura em Ciências Exatas.

A iniciativa tem o objetivo de estimular os trabalhos conjuntos desenvolvidos pelos alunos de todos os cursos da unidade. A abertura do evento foi realizada pelo diretor do instituto, professor Vanderlei Bagnato, que elogiou a comissão organizadora pela programação. “Quando há oportunidade para apresentar um conjunto de cursos como os do IFSC, é sempre difícil poder tomar conta deles ao mesmo tempo e ter uma abrangência simultânea de todas as atividades que são de interesse dos estudantes”, salienta.

O docente também ressaltou o quanto a diretoria da unidade se empenhou para que nada faltasse à organização do evento. “Vocês, alunos, são a nossa melhor matéria-prima e têm que ser o nosso melhor produto. Por isso, existe nossa confiança no trabalho, desejando que esta semana esteja ao nível daquilo que é o nosso instituto e do que vocês todos representam”, enfatiza o professor.

Inauguração

Na sequência, foi realizada a inauguração do “Espaço 24 Horas” na Biblioteca da unidade, uma área ampla e dedicada a quem necessite estudar fora do horário normal de expediente. A ação teve participação do docente e pesquisador do IFSC Adriano Andricopulo, que abordou o tema “Corte de verbas para ciência e tecnologia: que futuro nos aguarda?”.

O professor explicou a respeito do panorama na área da educação. “Tudo isso serviu para retratar a realidade e alertar os nossos estudantes para a situação atual, que deverá ser urgentemente revertida”, sublinhou Andricopulo.

O encerramento da programação do primeiro dia ocorreu com o professor Glaucius Oliva, do IFSC, que ministrou palestra sobre “Desafios e oportunidades para o futuro da Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil”. “Este é um evento anual que proporciona um contato muito próximo e uma grande interação entre os alunos de graduação e de pós-graduação do instituto, no sentido de melhor compreenderem o que cada um faz em sua área de pesquisa e, inevitavelmente, o quanto a unidade congrega em novas e promissoras pesquisas que ocorrem em seus laboratórios”, avalia.

No dia 18 de setembro, o Instituto de Física de São Carlos recebeu a visita do reitor da USP, Vahan Agopyan, que participou de uma reunião conjunta com o diretor e os presidentes das comissões de Pesquisa, Graduação, Pós-Graduação, e Cultura e Extensão, bem como as chefias dos departamentos.

De acordo com o reitor, o encontro teve o objetivo de recolher recomendações, ouvir opiniões e trocar ideias sobre a vida da unidade, além de encontrar caminhos para resolver desafios. “Não venho aqui para falar, mas sim para ouvir e entender as questões que vocês, docentes, me apresentam. Quero contribuir para a melhora do trabalho de todos e para que se possa aumentar a excelência acadêmica e científica”, completa.