USP terá edifício para projetos inovadores em construção civil

Iniciativa será a única no Brasil construída e operada para soluções inovadoras em relação aos desafios ambientais

seg, 21/01/2019 - 13h21 | Do Portal do Governo

A Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) dá mais um passo rumo à execução do projeto da nova sede do Centro de Inovação em Construção Civil (CICS), conhecido como CICS Living Lab, liderado pelo Departamento de Engenharia de Construção Civil.

Na última terça-feira (15), a instituição de ensino firmou um convênio com a empresa de aço ArcelorMittal voltado à doação de recursos para a construção do edifício. O acordo incluí a criação da disciplina ArcelorMittal “Construindo o Amanhã”, com investimento total de cerca de R$ 3 milhões para os próximos cinco anos.

Vale destacar que a iniciativa consiste em um laboratório que abrigará o Centro de Inovação em Construção Civil, que busca acelerar a inovação e a sustentabilidade do segmento, ao reunir academia, empresas, entidades governamentais e da sociedade civil, em uma ação inovadora.

De acordo com os responsáveis, o centro reúne pesquisadores da Poli, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Instituto de Energia e Ambiente (IEE), Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) e Laboratório de Eficiência Energética em Edifícios da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Inovação

O CICS Living Lab será o único no Brasil projetado, construído e operado para demonstrar e testar, em condições reais de uso, as soluções inovadoras necessárias para superar os desafios ambientais. O edifício deverá incorporar uma série de soluções para uso sustentável da água, geração descentralizada de energias renováveis, internet das coisas, novos materiais, componentes e soluções construtivas industrializadas e eficientes.

Os resultados serão medidos e avaliados em termos de bem-estar dos usuários e por meio de conceitos modernos de ecologia da indústria e economia circular. Para tanto, usuários e os sistemas serão monitorados de forma constante, ao gerar um fluxo constante de dados para o estímulo à pesquisa.

“Uma universidade de pesquisa não é apenas uma formadora de mão de obra especializada, mas sim um instrumento de desenvolvimento da sociedade. Um dos nossos desafios é trazer as empresas para dentro da universidade e levar a instituição para dentro das companhias”, destacar o reitor da USP, Vahan Agopyan.

Remodelação

O projeto está localizado na Cidade Universitária, próximo ao Edifício da Engenharia Civil. A área total de 1,2 mil m2 engloba um novo bloco anexo ao prédio já existente. A parcela existente será remodelada, incorporando soluções mais avançadas. Partes do edifício serão desmontadas e os materiais, reciclados.

A nova disciplina, incluída no acordo. deverá colaborar para a formação de recursos humanos, incentivar a pesquisa e identificar oportunidades de inovação para atuação conjunta da USP e ArcelorMittal, em busca da sustentabilidade social, ambiental e econômica na cadeia da construção em geral e do aço, em particular.

“Trata-se de uma tradição da escola trabalhar em conjunto com o setor industrial. O formato da disciplina, já consagrado na USP, permite o estabelecimento de um relacionamento ao trazer novas propostas para ensino, pesquisa e inovação”, salienta a diretora da Poli, Liedi Legi Bernucci. “Isso beneficia a comunidade acadêmica, a empresa e a sociedade”, acrescenta.