USP terá centro de pesquisa na área de inteligência artificial

Iniciativa nasceu a partir de proposta elaborada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e será financiada pela Fapesp e IBM

dom, 06/10/2019 - 10h28 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) contará com um novo centro dedicado para o desenvolvimento de estudos na área de inteligência artificial. O projeto, que surgiu de uma proposta elaborada pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), foi selecionado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela empresa IBM e receberá recursos de US$ 1 milhão anuais durante um período máximo de dez anos.

O espaço funcionará no prédio do InovaUSP, na Cidade Universitária, na capital, e está voltado para o desenvolvimento de pesquisas sobre algoritmos e sistemas de inteligência artificial, com foco em recursos naturais, saúde, agronegócio, ambiente e setor financeiro.

Mais de 60 pesquisadores de 14 unidades da USP estarão envolvidos no projeto, que será coordenado pelo professor da Escola Politécnica (Poli), Fabio Gagliardi Cozman. O início das atividades está previsto para o início de 2020.

“Este é um ponto de partida para criarmos um grande centro na área de inteligência artificial. Estamos no mundo do conhecimento, das grandes informações, dos grandes dados, do qual a universidade não pode ficar de fora”, explica ao Jornal da USP o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

Atividades

Vale destacar que o novo núcleo deverá desenvolver pesquisas básicas e aplicadas, além de estratégias de transferência da tecnologia para a sociedade. Também estão previstos estudos sobre as implicações socioeconômicas da inteligência artificial na sociedade, contribuindo para debates que envolvam questões sobre ética, relação, privacidade e trabalho.

Sylvio Roberto Accioly Canuto salienta que a proposta apresentada teve origem em um projeto desenvolvido pela universidade. Em outubro de 2018, a Pró-Reitoria de Pesquisa lançou um edital para o financiamento de pesquisas realizadas por unidades, museus e institutos especializados relacionadas à área, que recebeu 112 inscrições.

Ao todo, foram selecionados 43 trabalhos que fazem uso de sistemas digitais inteligentes, com recursos de inteligência artificial ou aprendizado de máquina, sobre políticas de saúde, medicina de precisão, cidades inteligentes, sistemas econômico-financeiros, ética e sociedade, mobilidade, modelagem molecular, planejamento de fármacos, energias renováveis, avaliação de dados gerais, entre outros.

A Pró-Reitoria de Pesquisa investiu, no programa, recursos da ordem de R$ 1,5 milhão. “A USP se insere fortemente nessa área, que é fundamental e estratégica para o futuro de qualquer país. Para nossa surpresa, o número de projetos inscritos no edital foi muito superior ao esperado, o que demonstra o grande potencial da Universidade”, avalia o pró-reitor.