USP São Carlos recebe a exposição “Cabeça Dinossauro”

Como destaque, será exposta uma réplica de um tiranossauro com 4,5 m de altura e 11 m de comprimento

ter, 03/09/2013 - 19h08 | Do Portal do Governo

A biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, em São Carlos, vai receber a exposição “Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro”, gratuitamente, a partir do dia 10 de setembro.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Com reproduções de vertebrados da era Mesozoica e fósseis originais de peixes e crocodilos, o destaque da mostra é a réplica feita em resina do esqueleto do Tapuiasaurus macedoi, que tem 4,5 metros de altura e 11 metros de comprimento.

Uma das curiosidades da mostra é que esta ossada foi encontrada em 2005 no município de Coração de Jesus, em Minas Gerais, e os cientistas acreditam que o dinossauro mineiro, apelidado de Jesuíno, tenha vivido há 120 milhões de anos na região onde foi encontrado.

A equipe de paleontólogos do Museu de Zoologia da USP encontrou 18 ossos completos ou parcialmente completos, incluindo vértebras, costelas, um pé e uma mão, além de 47 fragmentos associados a outras partes do esqueleto

Antes do início da exposição, será oferecido um programa de capacitação, no qual professores do ensino fundamental e médio podem participar. São 70 vagas disponíveis, e os interessados devem ter disponibilidade de horário para assistir às aulas nos dias 4 e 5 de setembro.

As inscrições e o treinamento são gratuitos. Para se inscrever, acesse aqui.

A exposição ficará aberta até 30 de novembro. Para mais informações, acesse o site

Do Portal do Governo do Estado