USP recebe alunos estrangeiros em evento sobre especialidades médicas

Na 5ª edição do Medical Winter School, estudantes de 15 países participam de cursos na Universidade de São Paulo

ter, 16/07/2019 - 18h48 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP) promoveu, nesta segunda-feira (15), o início das atividades da 5ª edição do Medical Winter School, que reuniu 61 estudantes de 15 nacionalidades.

Nesta edição do programa, entre 15 e 26 de julho, serão oferecidos treinamentos e ações em nove especialidades médicas. Os alunos de 22 instituições foram selecionados com base no desempenho escolar, prêmios e atividades acadêmicas realizadas nas universidades de origem.

“Hoje, a saúde é um problema global. Diante de um mundo mais dinâmico, precisamos de profissionais com pensamento complexo, competências capazes de estabelecer parcerias efetivas como profissionais e pesquisadores futuramente”, afirma ao Jornal da USP o presidente da Comissão de Relações Internacionais da FM, Aluisio Augusto Cotrim Segurado.

“Como não é possível promover a ida de cada estudante nosso para esse ambiente internacional, criamos estratégias para trazer essa atmosfera de trocas culturais e científicas que tanto contribuem para esse novo perfil profissional”, acrescenta.

“Essa é uma ótima oportunidade para estudantes de brasileiros e estrangeiros aprenderem a trabalhar juntos. A USP é uma grande universidade, com cursos de todas as áreas do conhecimento, por isso, aproveitem o programa, aproveitem a cidade de São Paulo. Espero que, após essas duas semanas, os participantes possam também levar um pouco do Brasil para seus países de origem”, salienta o reitor, Vahan Agopyan, ao Jornal da USP.

Conteúdo

O Winter School é um curso ministrado em inglês, voltado a alunos de graduação na área médica da USP e de universidades brasileiras e estrangeiras conveniadas. O evento vem se consolidando como uma oportunidade de interação com estudantes de diversas nacionalidades, proporcionando o compartilhamento de novos conhecimentos e interesses no setor.

O programa consiste em duas semanas de atividades educacionais, que englobam nove tópicos: Cirurgia de Trauma e Agudo, Cardiologia, Ginecologia, Dermatologia, Geriatria, Doenças Infecciosas, Psiquiatria, Medicina Física e Reabilitação e Neurologia.

Além do programa educacional, também estão agendadas visitas ao Sistema Único de Saúde do Complexo Hospitalar das Clínicas e atividades culturais e de integração.