USP promove reunião sobre atividades do Programa de Educação Tutorial

Integrantes do PET participaram de um encontro realizado no campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

sex, 21/09/2018 - 8h31 | Do Portal do Governo

No último sábado (15), o campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) recebeu o encontro dos integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET). A reunião resultou no estabelecimento de uma pauta unificada de ações voltadas especialmente para o incremento do ensino.

O programa, criado pelo Ministério da Educação e implantado na USP em 2003, busca incentivar estudantes a desenvolver projetos que envolvam pesquisa, ensino e extensão de forma integrada. Vale destacar que a iniciativa envolve, ainda, a formação de um profissional atuante e aliar a formação acadêmica com a futura atividade, especialmente no caso da carreira universitária, além da implementação de ações voltadas à comunidade.

Ao todo, 260 estudantes de diversas áreas do conhecimento, que integram 23 projetos do PET na USP, participaram do evento, promovido no auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP). “O grupo elaborou uma pauta unificada de ações e reuniões, que resultou em uma única célula do programa”, ressalta o coordenador do PET e professor da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), Júlio Cerca Serrão.

De acordo com o docente, o encontro representa uma oportunidade para os alunos mostrarem seus projetos. “É o momento de novas parcerias e propostas. Além da divulgação do que está sendo feito, acontece também a socialização dos trabalhos”, acrescenta. “Esse foi o momento para os grupos articularem uma agenda comum e planejarem o futuro”, salienta a professora da FDRP e anfitriã do encontro, Fabiana Severi.

Experiência

Na avaliação da aluna da FDRP Beatriz Buchetti, participar da ação foi uma experiência intensa, especialmente para aqueles que se envolveram na organização. “Tive a oportunidade de aprender bastante sobre organização, solução de problemas e fluxo de trabalho. A experiência não se limitou a apenas um dia”, diz.

A estudante enfatizou o fato de conhecer novas pessoas e entender como ocorrem alguns processos na universidade como outro aspecto importante do evento. “Pude compreender melhor a dimensão do PET e como ele pode impactar positivamente a vida das pessoas”, acrescenta.