USP promove evento musical e luminoso no Engenho dos Erasmos, em Santos

Apresentação de videomapping será realizada no próximo sábado (23), às 19h, no espaço histórico da Baixada Santista

sex, 22/11/2019 - 10h33 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria de Turismo

No próximo sábado (23), caso não chova na Baixada Santista, um espetáculo de videomapping será realizado na Vila São Jorge, na zona noroeste de Santos, às 19h, intitulado “História, Luz e Som – Memórias de um Velho Engenho”, iluminando as ruínas históricas do chamado Engenho São Jorge dos Erasmos.

Gratuita, a iniciativa do evento luminoso e musical é da Universidade de São Paulo (USP), por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para valorizar a edificação, que foi testemunho histórico e arqueológico importante, e aguçar a sensibilidade dos visitantes.

Vale destacar que videomapping é uma técnica narrativa que une imagens em sincronia com trilhas musicais e paisagens sonoras, já muito conhecida de frequentadores da Praça do Comércio, em Lisboa, Portugal, e permite uma experiência envolvente para o público. As ruínas do Engenho dos Erasmos, em estado bruto, são cenário para a projeção audiovisual, de modo que o espectador possa explorar a dimensão histórica do local.

Trata-se de uma mistura de Arqueologia, História e Arquitetura, com abordagem de momentos marcantes do Brasil, como o ciclo da cana de açúcar no Brasil, a escravidão e os povos indígenas, entre outros. Caso a apresentação deste sábado (23) não seja possível, o evento irá para datas no primeiro semestre de 2020.

Presença europeia

Tombado em todas as instâncias (IPHAN, CONDEPHAAT e CONDEPASA), o Engenho dos Erasmos, construído em 1534, é a evidência física mais antiga da presença europeia em solo brasileiro. A construção faz referência à época do almirante e donatário da Capitania de São Vicente, Martim Afonso de Sousa, cuja chegada, dois anos antes, marca oficialmente o ponto de partida da produção açucareira em escala industrial na então colônia portuguesa na América.

Antes de ser um monumento nacional e sítio arqueológico, o Engenho dos Erasmos pertenceu a uma poderosa família sócia de Martim Afonso, os Schetz, de Antuérpia (Bélgica), no século XVI. A edificação virou centro de pesquisa, cultura e extensão da USP. A partir de 1958, ela se transformou em um imenso espaço turístico-cultural que oferece atividades gratuitas, como saraus, oficinas, cursos, palestras e concertos.

Os interessados podem conferir mais informações sobre o engenho pela internet.