USP: prédio do Museu de Arte Contemporânea tem reabertura de biblioteca

Espaço também terá atividades da Livraria da Editora da Universidade de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, na capital

qui, 30/08/2018 - 20h36 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (27), uma cerimônia marcou a reabertura da Biblioteca Lourival Gomes Machado e a inauguração de uma Livraria da Editora da USP (Edusp), no prédio do Museu de Arte Contemporânea (MAC), localizado no Parque do Ibirapuera, na capital paulista.

Como novidade, o espaço da Universidade de São Paulo (USP) reabre com a incorporação dos 12 mil exemplares doados pela família de Walter Zanini, primeiro diretor do MAC, falecido em 2013. Ele foi diretor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, historiador, crítico de arte e curador, dirigindo o MAC de 1963 a 1978.

Além disso, Walter Zanini teve papel importante na criação do Departamento de Artes Plásticas da ECA e do Programa de Pós-Graduação em Artes, pioneiro no Brasil na concessão de títulos de mestre e doutor nessa área.

“A doação da biblioteca de Walter Zanini torna o MAC ainda mais singular e importante como, um dia, seu primeiro diretor imaginou. Trata-se do legado que mostra a grandeza do historiador e intelectual brasileiro que Zanini foi”, ressalta a professora titular e curadora do museu, Cristina Freire, durante discurso.

Acervo

Já o reitor da USP, Vahan Agopyan, agradeceu pela generosidade da família em compartilhar a coleção. “Com a doação, duplicamos nosso acervo e passamos a oferecer aos usuários uma das bibliotecas públicas mais importantes de arte contemporânea do Brasil”, enfatiza.

Outro ambiente que passa a fazer parte do prédio do MAC é a nova livraria da Edusp, instalada no mezanino, em uma área de 80 m2, que será a primeira da editora especializada em livros de artes e arquitetura. Também haverá um espaço dedicado para eventos de lançamento das obras editadas pela Edusp.

“Essa nova livraria reforça uma das principais missões da universidade, que é a extensão cultural, e nos dá a oportunidade de apresentar ao público o catálogo qualificado de obras produzidas por nossa editora”, afirma o diretor-presidente da Edusp, Lucas Antonio Moscato.

Na avaliação do diretor do museu, Carlos Roberto Ferreira Brandão, tanto a biblioteca quanto a livraria consistem em instrumentos importantes para expandir a presença do MAC em São Paulo e fazem parte do projeto de ampliar as atrações do equipamento cultural para o público.

Em abril deste ano, foi inaugurado o Restaurante Vista, situado no último andar do edifício. O restaurante tem capacidade para 120 lugares e integra o complexo gastronômico do MAC, que já conta com uma cafeteria, o Vista Café, inaugurada em julho de 2017.