USP: Prazo de inscrições para Fuvest se encerra dia 14 de setembro

O período de pedido de redução ou isenção do valor da inscrição já está encerrado

ter, 28/08/2018 - 12h35 | Do Portal do Governo

As inscrições para os interessados em concorrer a uma vaga nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP) pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), se encerram dia 14 de setembro.

Para realizar a inscrição, é necessário acessar o site da Fuvest e em seguida realizar o pagamento da taxa de R$ 170. Lembrando que o pagamento deve ser realizado antes do término do expediente bancário do dia 18 de setembro.

O Vestibular 2019 irá selecionar estudantes para 8.362 vagas. Além dessas, a Universidade também oferece 2.782 vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), destinado aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Do total, 6.132 vagas serão reservadas para candidatos na modalidade ampla concorrência, 1.471 para candidatos de escolas públicas e 759 para pretos, pardos e indígenas.

Manual

O Manual do Candidato explica o funcionamento do processo seletivo, apresenta a lista de vagas, o edital completo do concurso, informações sobre inscrição, provas, matrículas, além da descrição de carreiras e cursos. O documento também esclarece sobre todas as novidades do próximo concurso.

O período de pedido de redução ou isenção do valor da inscrição já está encerrado. O resultado do processo será divulgado no site da instituição até o dia 20 de agosto. De acordo com a organização do concurso, independentemente da concessão ou redução da taxa, o candidato deverá efetuar a inscrição no vestibular.

Os estudantes que estejam cursando o 1º ou o 2º ano do ensino médio em 2018 também poderão participar da Fuvest como “treineiros”, para avaliar os conhecimentos. Há três opções de carreira: Treinamento Humanas, Treinamento Biológicas e Treinamento Exatas. São 300 “vagas” para cada área.

A primeira fase das provas será no dia 25 de novembro. A segunda etapa ocorrerá em 6 e 7 de janeiro de 2019. Haverá, ainda, provas específicas para os cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música (São Paulo) e Música (Ribeirão Preto).

Controle

Durante o exame, a Fuvest utilizará o sistema de reconhecimento facial para identificação e controle de presença durante a aplicação das provas. Por isso, uma foto do candidato será coletada.

O Vestibular 2019 apresenta alterações relevantes. Uma delas é que todos os candidatos farão somente duas provas na segunda fase: a de português e redação, que permanece igual aos vestibulares anteriores, e a de disciplinas específicas (exigidas pela carreira escolhida).

Na prova específica, a quantidade de disciplinas requerida passou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade da USP. A outra modificação está na inscrição dos candidatos. No ano passado, a USP adotou um sistema de reserva de vagas para os estudantes oriundos de escolas públicas e alunos de escola pública autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPIs).

Para a aplicação dessa resolução, a Fuvest adotará inscrições por modalidades de vagas já a partir da primeira fase do vestibular. Ao escolher sua carreira e seu curso, o vestibulando terá três opções: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI). Essas modalidades também estarão disponíveis para os treineiros.

 

Reserva

Para o ingresso em 2019, segundo as diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado, a USP reservará 40% das vagas, por curso, para estudantes de escola pública, considerando Fuvest e Sisu. Dentro desse porcentual, ainda incidem 37,5% de reserva de vagas para PPIs.

Com a institucionalização da reserva de vagas no vestibular Fuvest, a concessão de bônus deixa de existir. O programa de bonificação na nota do concurso vestibular Fuvest foi criado em 2006 para estimular o ingresso nos cursos da Universidade de estudantes egressos da escola pública.

Serão realizadas cinco chamadas de candidatos aprovados no vestibular Fuvest. Todos terão que realizar a matrícula on-line e, depois, a presencial. Após esse processo, as vagas ainda disponíveis serão oferecidas na lista de espera. Os vestibulandos aptos poderão manifestar interesse e, em seguida, a Fuvest divulgará quatro convocações.