USP: Poli Júnior realiza Workshop Integrativo, maior feira de recrutamento universitário

Evento será realizado nos dias 23 e 24 de agosto

seg, 31/07/2006 - 19h08 | Do Portal do Governo

A Poli Júnior, empresa júnior da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), realizará, nos dias 23 e 24 de agosto, a 16ª edição do Workshop Integrativo, a maior feira de recrutamento universitário de São Paulo, que tem como principal objetivo aproximar estudantes e empresas. Para os universitários, o evento oferece a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. Para as empresas, é uma vitrine, na qual podem expor seus programas de estágio e de trainee com o objetivo de recrutar jovens profissionais de talento para seu quadro de funcionários.

O Workshop Integrativo da Poli Júnior é realizado todos os anos em agosto, porque é nesta época que começa a temporada de caça aos jovens talentos para os programas de estágio e de trainee das grandes empresas. Neste ano, participarão do evento 39 empresas, entre elas Johnson & Johnson, Odebrecht, Procter & Gamble, Accenture, IBM, Itaú, Unibanco, Telefonica e Souza Cruz. Espera-se que oito mil alunos visitem os estandes, montados dentro de uma mega tenda de 1.825 metros quadrados que ficará instalada no bolsão da Escola Politécnica.

Os estandes das empresas não serão a única atração do Workshop Integrativo para os estudantes. Já na entrada da feira, eles encontrarão vários computadores, nos quais poderão cadastrar seus currículos. “Após o evento, esse banco de dados será disponibilizado às empresas participantes”, diz Rafael Ozaki, gerente do Workshop Integrativo. “Elas poderão usá-lo para fazer consultas, selecionando os candidatos de acordo com o perfil desejado.” Na edição passada, foram cadastrados cerca de 2 mil currículos.

            Palestras, oficinas e fóruns – Haverá ainda durante o workshop, uma série de palestras, oficinas e fóruns de idéias, que mostrarão aos estudantes um pouco do mundo das empresas. Para este ano, já estão definidas as palestras “Desenvolvimento de pessoas, novo momento, novos desafios e oportunidades”, do Unibanco; “Mais que revista, conteúdo em múltiplas plataformas”, do Grupo Abril; “Oportunidades profissionais para jovens talentos”, da Maersk; “Metrô de São Paulo”, da Odebrecht; e “Serviços de Engenharia”, da Promon.

Quanto às oficinas, Ozaki explica que nelas os estudantes terão um primeiro contato e uma maior noção das etapas envolvidas na maioria dos processos de recrutamento e seleção das empresas. “Nessas oficinas, profissionais de algumas organizações vão falar sobre vários temas”, explica. “Entre eles, elaboração de currículo, dinâmica de grupo: trabalho em equipe e case situacional, orientação sobre entrevistas e seleção e gestão de carreira.”

Os fóruns de idéias serão espécies de mesa-redonda, nas quais representantes das empresas sentarão lado a lado para serem entrevistados pelos alunos, discutindo assuntos relativos ao ingresso no mercado de trabalho, carreira, necessidades e perspectivas para o futuro profissional.

Serviço 

O Workshop Integrativo será realizado nos dias 23 e 24 de agosto, das 9 às 19 horas, ao lado do estacionamento da Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, n° 380, travessa 3, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita. Outras informações: http://www.polijr.com.br/workshop/ ou pelos telefones (11) 3091-5477 / 3091-5797

Da Assessoria de Imprensa