USP: Mostra celebra centenário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Exposição apresenta 16 painéis com a trajetória da faculdade ao longo de 100 anos, além de fotos e objetos históricos

seg, 02/09/2019 - 13h27 | Do Portal do Governo

A exposição “100 Anos de História”, em comemoração ao centenário de criação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), está em cartaz no saguão do prédio da Reitoria, na Cidade Universitária, na capital paulista.

Vale destacar que a mostra gratuita apresenta 16 painéis com a trajetória da faculdade ao longo dos 100 anos de existência, além de fotos e objetos históricos, como o busto de Claude Bourgelat, fundador da primeira escola de Veterinária no mundo, na França, em 1762.

Também está exposto o crânio da vaca Bela, primeiro clone do Brasil originado de células adultas a chegar à vida adulta, resultado de pesquisa realizada pela FMVZ. A curadoria da exposição é do chefe-técnico do Museu de Anatomia Veterinária da faculdade, Maurício Cândido.

“Esta escola nasceu a partir da necessidade do agronegócio paulista e, hoje, se dedica a áreas diversificadas, atendendo às demandas da sociedade. Preservar a história desses 100 anos é fundamental”, salientou o diretor da faculdade, José Antonio Visintin, na cerimônia que marcou a abertura oficial da exposição, na última terça-feira (27).

História

O reitor da USP, Vahan Agopyan, ressaltou a importância do resgate da história e da criação das instituições de ensino superior no início do século XIX. “Já tivemos no Brasil líderes que acreditavam que, com a educação, alcançaríamos o desenvolvimento. Líderes que reconheciam que a educação é um investimento para a consolidação da nossa sociedade”, enfatizou ao Jornal da USP.

O curso que deu origem à FMVZ foi criado em 18 de dezembro de 1919 e funcionava no Instituto Butantã. Em abril de 1924, passou a funcionar na Rua Pires da Mota, no bairro da Aclimação, em São Paulo.

Em 1928, foi criada a Escola de Medicina Veterinária de São Paulo, que, em 1934, foi uma das sete instituições que deram origem à USP. A primeira turma se formou em 1938.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O espaço está localizado na Rua da Reitoria, 374 – Cidade Universitária – São Paulo – SP.