USP: líderes da Engenharia se reúnem em evento do Grêmio Politécnico

Iniciativa tem objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções para problemas enfrentados pelas cidades brasileiras

ter, 11/09/2018 - 9h59 | Do Portal do Governo

A etapa inicial da 3ª edição do Encontro Internacional para Liderança na Engenharia (Eile) foi realizada entre os dias 3 e 9 de setembro. A iniciativa do Grêmio da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) reuniu estudantes de engenharia de vários países, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções para os problemas enfrentados pelas cidades brasileiras.

Vale destacar que a abertura do evento foi realizada na Sala do Conselho Universitário e contou com a presença do reitor da USP, Vahan Agopyan. “A ação é uma iniciativa dos próprios alunos, que tomam decisões e assumem responsabilidades sobre a formação”, afirma.

“O encontro é uma oportunidade para jovens de diversos países trabalharem na solução de problemas. Um dos principais desafios é formar profissionais eficientes”, acrescenta o reitor.

Lideranças

O pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto, também ressaltou a importância do evento. “É uma preocupação da USP colaborar para o desenvolvimento dos municípios e da sociedade. O projeto evidencia a importância de formar lideranças engajadas na solução dos problemas”, avalia.

O encontro foi dividido em três etapas. Na primeira fase, os participantes passam a semana na cidade de Santos, onde a Poli sedia o curso de Engenharia de Petróleo. Divididos em oito grupos, os alunos assistem a várias palestras, painéis e workshops voltados para o tema “Cidade do Futuro”. Em seguida, cada grupo escolhe um problema urbano para o qual desenvolverão uma solução.

Após a etapa na Baixada Santista, os participantes realizam diversas pesquisas, entre os meses de setembro e dezembro, a fim de desenvolverem uma solução para o problema. Nessa etapa, os grupos têm o suporte de docentes da Escola Politécnica e de outras unidades da USP.

Na sequência, cada grupo apresenta a solução proposta e uma comissão avaliadora julga os projetos de acordo com os critérios de viabilidade de implementação, impacto na sociedade e inovação. A equipe vencedora recebe um aporte de R$ 15 mil para o desenvolvimento da iniciativa.

Especialistas

É importante frisar que o evento reúne estudantes de graduação, pós-graduação e intercâmbio para que avaliem, segundo uma abordagem tecnológica, acadêmica e empresarial, os problemas enfrentados pelos municípios. Para isso, ao longo de uma semana, os alunos são expostos a painéis temáticos com especialistas, bem como treinamentos e atividades de imersão.

A partir das informações obtidas, aliadas ao intenso intercâmbio proveniente do contato com pessoas de culturas distintas, esperara-se que eles proponham novas e inovadoras soluções de engenharia que ajudarão a construir as cidades do futuro.

“O intuito do encontro é aplicar o que aprendemos na sala de aula em cidades do Estado, trabalhando em cima de problemas reais e desenvolvendo projetos concretos para solucioná-los”, salienta o atual presidente do Grêmio, Arthur Shimizu.

Edições

A primeira edição do encontro foi realizada em 2016 e teve como projeto vencedor o “Smart Canaries”, elaborado por alunos brasileiros e portugueses. O projeto propõe a criação de uma plataforma capaz de integrar e comparar dados relativos a diversos estudos realizados em uma cidade, como aqueles sobre poluição, mobilidade e desemprego, por exemplo.

O objetivo é que a plataforma possibilite estudar as correlações da poluição de uma região com as informações sobre a saúde e a qualidade de vida de seus moradores, fornecendo subsídios para que os gestores públicos possam tomar decisões mais embasadas e com maior assertividade.

Em 2017, na segunda edição do evento, o projeto vencedor foi voltado à área da saúde. Quando implementada na cidade de Santos, a ação permitirá que as ambulâncias tracem o caminho mais eficiente para os hospitais, considerando o trânsito e as filas de atendimento, diminuindo o risco de morte durante o resgate.