USP: Instituto de Estudos Brasileiros recebe acervo do professor Paul Singer

Produção própria do economista e sociólogo inclui 27 livros, 152 artigos em coletâneas e 193 artigos em revistas científicas

seg, 17/09/2018 - 20h28 | Do Portal do Governo

Os filhos dhttp://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/usp-instituto-de-estudos-brasileiros-recebe-acervo-do-professor-paul-singero economista e Professor aposentado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) Paul Singer doaram todo o acervo do autor ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da instituição de ensino. O docente e sociólogo faleceu em 16 de abril deste ano, em função de uma infecção generalizada.

Vale destacar que o IEB receberá o acervo com os documentos, fotos e obras do economista e a biblioteca do autor, formada por alguns milhares de livros colecionados ao longo de toda a vida, principalmente de Ciências Humanas.

Um levantamento feito por Rosangela Pimentel, secretária do autor nos últimos anos de sua vida, lista uma grande produção própria: 27 livros, 152 artigos em coletâneas, 193 artigos em revistas científicas, 659 artigos em jornais, 140 entrevistas e 76 textos em publicações estrangeiras nas línguas alemã, espanhola, inglesa, francesa e italiana. Há ainda muitos textos inéditos, entre cartas, relatórios de pesquisa e comunicações orais feitas pelo professor ao longo de décadas.

Honra

Livre-docente de História do IEB, fundado em 1962, Paulo Teixeira Iumatti avalia que a equipe do instituto ficou muito honrada com a escolha como instituição de guarda para o acervo. “Essa é uma grande honra, mas também uma imensa responsabilidade. Assumimos a tarefa com grande energia”, celebra.

André Singer, filho do professor Paul Singer, agradeceu pela acolhida do espaço da USP. “Além do significado de meu pai permanecer na universidade, instituição que por 60 anos ele considerou a sua casa, é de muita importância para nós saber que o acervo e a biblioteca, construídos com tanto carinho estarão, em lugar de maior excelência na matéria”, revela.

É importante frisar que o IEB foi fundado por iniciativa do professor Sérgio Buarque de Holanda, para concentrar pesquisa e documentação sobre a história e cultura do Brasil. Trata-se de um centro multidisciplinar com um acervo expressivo de livros, inclusive raros, manuscritos, documentos e obras de arte, provenientes de doações e compras. Entre as coleções, destacam-se as de Mário de Andrade, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Camargo Guarnieri, Caio Prado Jr e Antônio Candido.

Incluídas na biblioteca e no arquivo do IEB, as obras de Paul Singer ficarão disponíveis para consultas do público e poderão ser usados nos cursos de extensão, graduação e pós-graduação, seminários e exposições que o instituto realiza.