USP firma parceria com representante da Universidade de Haifa, de Israel

Acordo de cooperação prevê intercâmbio de professores, pesquisadores, alunos e membros da equipe técnico-administrativa

qui, 06/09/2018 - 8h29 | Do Portal do Governo

Em 27 de agosto, representantes da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Haifa, de Israel, assinaram um acordo de cooperação acadêmica. Vale destacar que o encontro foi realizado no prédio da reitoria da USP.

“Embora unidades desenvolvam pesquisas com a Universidade de Haifa, a produção ainda é reduzida. A ação poderá ser expandida, por meio do convênio. Israel é um parceiro estratégico”, salienta o reitor da USP, Vahan Agopyan.

A parceria prevê o intercâmbio de professores, pesquisadores, alunos e membros da equipe técnico-administrativa, a elaboração conjunta de projetos de pesquisa, a organização de eventos científicos e culturais, o intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, bem como a promoção de cursos de disciplinas compartilhados.

Fundada em 1972, a Universidade de Haifa é uma das principais instituições públicas de ensino superior de Israel. Com mais de 18 mil estudantes, a entidade oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Humanidades, Ciências Sociais, Direito, Ciências da Saúde e Bem-Estar, Ciências Naturais, Educação e Administração.

“A Universidade de Haifa é inovadora e valoriza a capacidade dos empreendedores”, destaca o reitor da instituição israelense, Gustavo Mesch. Segundo ele, há dois anos, a entidade criou um programa na área de humanidades digitais, que estuda a inter-relação entre as tecnologias digitais e as disciplinas das Ciências Humanas. A partir da assinatura do convênio, a iniciativa poderá ser contemplada com o intercâmbio de pesquisadores.