USP: Evento pretende conscientizar a sociedade da importância da política de proteção à vida

Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária será realizado em novembro

ter, 06/06/2006 - 21h28 | Do Portal do Governo

A vigilância sanitária é vista como uma ferramenta de defesa do consumidor. Mas o tema vai muito além, sendo uma qualidade fundamental para o bom funcionamento de hospitais, clínicas e outros serviços. A importância da área será discutida no III Simbravisa (Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária), que acontece entre os dias 26 e 29 de novembro, em Florianópolis. O comitê organizador espera a participação de cerca de duas mil pessoas, e a inscrição de pelo menos mil trabalhos científicos. Para os interessados em participar através do envio de trabalhos científicos, as inscrições já estão abertas e vão até 30 de julho. Serão aceitos no máximo três trabalhos por participante. O evento, que acontece de dois em dois anos, está ligado a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO) juntamente com o Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GTVISA).

O tema das atividades é “Vigilância Sanitária, Risco e Desigualdade: Quem se Importa?”. Esse tema, que será discutido através da apresentação de trabalhos científicos, surgiu através do decorrer das discussões prévias do simpósio, quando algo ficou evidente, de acordo com a professora Maria Cristina da Costa Marques, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP: “frente a realidade da globalização e a desigualdade crônica social no Brasil era necessário direcionar o simpósio sobre essa realidade”. Maria Cristina acredita que é necessário que sejam feitas ações praticas da vigilância diante dessa sociedade desigual.

O primeiro simpósio foi realizado em São Paulo, em 2001, e o segundo em Caldas Novas (2003). De acordo com Maria Cristina, essa mudança constante de lugares tem o intuito de possibilitar e facilitar a participação e integração de profissionais de várias regiões do Brasil. O objetivo maior é de levar a cada lugar o que é essa “política de proteção à vida” através de contribuições de vários profissionais da área para a redução dos riscos e desigualdades em saúde e na construção da cidadania.

Maria Cristina, que também é uma das coordenadoras do evento, explica que a vigilância Sanitária é uma área que passou por um tempo sendo pouco refletida no campo da saúde. “Hoje ela deve e tem que ocupar um lugar importante na agenda da sociedade, porque trata da saúde do cidadão e não só do consumidor – se trata de eliminar e prevenir riscos decorrentes do meio ambiente, de produtos, medicamentos, alimentos”.

Conforme análise feita pela professora, existe uma necessidade que a questão da Vigilância Sanitária passe a ser mais discutida e conhecida na sua verdadeira missão. No ensino, formação dos profissionais de saúde, sociedade, nas suas principais funções para que todos possam conhecer o que é a vigilância sanitária e o que ela significa no cotidiano. A saúde pública precisa dar o devido valor a vigilância sanitária no Brasil, olhando para a questão do conhecimento, proporcionando uma melhor formação do profissional de saúde com um maior conhecimento nessa área.

Os trabalhos terão que ser aprovados por um grupo de  pesquisadores, instituições de pesquisa, que possuem capacidade e formação nas diversas áreas de Vigilância Sanitária  Mais informações podem ser obtidas através do site: http://www.simbravisa.com.br/, ou ainda através do telefone (48) 3221-8468.

Verónica Oliveira / USP Online