USP: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto completa 10 anos

Em uma década, a unidade formou 327 profissionais de educação física, 78 especialistas, 24 mestres e quatro pós-doutorados

sex, 13/12/2019 - 12h08 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SCS Campus Ribeirão Preto

Nesta terça-feira (10), uma cerimônia marcou o encerramento das celebrações dos dez anos da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP), da Universidade de São Paulo. O evento teve a presença do reitor da USP, Vahan Agopyan, da ex-reitora da instituição Suely Vilela, do diretor da Escola, Cristiano Roque Antunes Barreira, do vice-diretor da EEFERP, Marcelo Papoti, e da prefeita do Campus de Ribeirão Preto, Claudia Souza Passador.

As comemorações da primeira década da Escola começaram em fevereiro deste ano, com a celebração de um culto ecumênico para recepcionar os novos alunos. Também foi oferecido um curso de formação a professores de educação física das escolas públicas da região. Em novembro, a história da criação da EEFERP foi resgatada em palestra da ex-reitora Suely Vilela e do primeiro diretor da Escola, Valdir José Barbanti.

“Esta é uma unidade coesa, bem consolidada e, o mais importante, é uma escola que está inserida na sociedade. Isso é imprescindível para a sobrevivência das universidades de pesquisa. É importante que a sociedade compreenda o que fazemos. Somos responsáveis pelo desenvolvimento social. Somos molas propulsoras das comunidades”, salienta Vahan Agopyan ao Jornal da USP.

DownloadDivulgação/SCS Campus Ribeirão Preto

Integração

Outro ponto ressaltado pelo reitor foi a atuação da escola nas atividades de integração desenvolvidas junto aos estudantes e na colaboração na disciplina Esporte na Graduação: da Teoria à Prática, oferecida pela Pró-Reitoria de Graduação.

“Pode-se dizer que a escola já transformou a face da área na sociedade ribeirão-pretana e na região. É uma unidade antenada à realidade. Os projetos de extensão, por exemplo, atendem atualmente mais de mil pessoas em programas de esporte e de exercício para as mais variadas faixas etárias e condições de saúde. Tudo isso feito de forma integrada à pesquisa científica”, ressalta o diretor da unidade, Cristiano Roque Antunes Barreira.

Em dez anos, a EEFERP formou 327 profissionais de educação física, 78 especialistas, 24 mestres e quatro pós-doutorados. Atualmente, o espaço conta com 272 alunos de graduação, 55 mestrandos, dois pós-doutorandos, 17 professores e 42 servidores técnicos e administrativos.