USP: Esalq promove lançamento de desafio sobre segurança alimentar

Iniciativa propõe uma reflexão à sociedade sobre a tarefa mundial de alimentar cerca de 10 bilhões de pessoas em 2050

ter, 11/06/2019 - 14h31 | Do Portal do Governo

Estão abertas até o dia 18 de outubro as inscrições para o Projeto Temático 2019, lançado recentemente pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), com o tema “Brasil, esperança alimentar do futuro!”.

O desafio propõe uma reflexão à sociedade sobre a segurança alimentar e o papel do Brasil no desafio mundial de alimentar cerca de 10 bilhões de pessoas em 2050. Para o êxito da iniciativa, a Esalq conta com as parcerias da Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba e da Câmara de Vereadores do município.

A iniciativa está dividida nas categorias Frases e Fotos, aberta para toda a comunidade, além da categoria Redação, para estudantes do Ensino Médio. Podem participar os estudantes das escolas das redes municipal, estadual, particular e SESI.

Diretrizes

Com base na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que norteia ações e programas das Nações Unidas e dos países membros rumo ao desenvolvimento sustentável, e com o foco em princípios de ciência e de cidadania, o campus USP Luiz de Queiroz se dedica a um dos objetivos mencionados pela ONU como de grande importância para a humanidade e o planeta nos próximos onze anos.

Durante o lançamento do projeto, o diretor da Esalq, Durval Dourado Neto, abordou a importância da ação. “Uma das diretrizes da atual gestão da USP é a aproximação com os municípios e essa parceria com a Câmara e com a Diretoria de Ensino atendem esse objetivo e se alinha a uma demanda da sociedade”, ressalta.

Para o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta, a parceria adere à proposta do Parlamento Aberto. “Ter a Esalq e a Diretoria de Ensino como parceiros é algo que se alinha com a abertura da Câmara para receber instituições e pessoas que possam contribuir com o desenvolvimento da cidade e a formulação de políticas públicas, que beneficiam diretamente os estudantes da cidade”, diz.

Representando a Diretoria de Ensino, a Coordenadora do Núcleo Pedagógico, Rosane de Paiva Felício, falou do impacto positivo que o desafio terá nas atividades em sala de aula. “Propor um tema como esse certamente provocará professores e estudantes a refletir, pesquisar e ressignificar conteúdos em sala de aula. Além disso, a real aproximação com a universidade pública trará um impacto positivo para as turmas que se aproximam do processo vestibular e da escolha de uma profissão”, avalia.