Entidades do terceiro setor podem receber consultoria gratuita de alunos da USP

ONGs devem atuar ou estar sediadas na Região Metropolitana de SP; Poli Social recebe inscrições até o dia 24 de novembro

dom, 20/10/2019 - 17h02 | Do Portal do Governo

Organizações não governamentais sediadas ou atuantes na Região Metropolitana de São Paulo podem receber consultoria gratuita da Poli Social, uma associação sem fins lucrativos formada por estudantes da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP). Os alunos identificam as principais dificuldades que a ONG está enfrentando e, por meio da vivência no cotidiano da instituição, traçam possíveis caminhos para a solução.

Os interessados em receber a consultoria deve se inscrever até o dia 24 de novembro. O formulário está disponível e as regras para participar podem ser consultadas pela internet.

Além de preencher o formulário, a ONG deve enviar por e-mail alguns dados, como o estatuto, o balanço patrimonial e o demonstrativo do resultado do exercício. Todos os documentos e informações da instituição são tratados de modo sigiloso.

Logo após a avaliação dos documentos, será agendada uma visita presencial da equipe de consultoria. Serão conhecidas as atividades, informações, demandas e a visão de trabalho do espaço.

Critérios

Apenas depois dessa etapa é que a Poli Social escolherá as instituições atendidas. A confirmação será divulgada no dia 1º de março de 2020. Os critérios de seleção se baseiam em comprometimento, na disponibilidade, estabilidade e estrutura da organização e impacto na sociedade.

A consultoria tem duração de um ano e prevê a implementação dos planos de ações para a solução dos problemas. Também será feito um acompanhamento da ONG no ano seguinte, dando suporte na organização. As etapas incluem Diagnóstico, Plano de Ação, Implementação e Acompanhamento.

Mais informações podem ser obtidas por meio do site da Poli Social ou no Facebook da entidade.