USP em Piracicaba é o centro do agronegócio a partir desta quarta-feira (9)

Esalqshow será realizado até sexta-feira (11); evento reúne diversas ações para aproximar universidade e setor produtivo

qua, 09/10/2019 - 10h39 | Do Portal do Governo

Entre esta quarta (9) e sexta-feira (11), a cidade de Piracicaba recebe as atividades de mais uma edição da Esalqshow – Fórum de Tecnologia e Inovação, realizada na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).

O evento tem o objetivo de fortalecer e expandir o papel e as contribuições das universidades, melhorando a integração entre a academia e os demais elos do agronegócio. Em 2019, o Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável debate os desafios e as oportunidades do agro brasileiro até 2030.

A programação reúne discussões de especialistas para estimular a inovação e o empreendedorismo na agricultura. A ideia é incentivar parcerias para intensificar a colaboração entre a universidade e os mercados brasileiro e estrangeiro, gerando novas oportunidades.

Parceria

Apenas no ano passado, a iniciativa reuniu mais de 3 mil participantes, além de 68 expositores, 80 palestrantes, 21 projetos apresentados e 104 jornalistas. O evento, que está na terceira edição, é realizado pela Esalq em parceria com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e Araiby na organização.

“Além de promover o empreendedorismo, o Esalqshow vem para dar mais visibilidade às iniciativas acadêmicas para o mercado nacional e internacional”, salienta Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente do conselho consultivo do fórum, ao Jornal da USP.

Durante os três dias, os secretários de Estado de Agricultura, Gustavo Junqueira, e de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, transferem os Gabinetes para Piracicaba.

Atividades

De modo a levantar as principais questões e desafios para o setor, discutir as últimas tendências do mercado e envolver líderes da academia, produtores e empresas, o Agtech Valley Summits terá palestras, debates e mesas-redondas, nos dias 10 e 11 de outubro. O evento contará com quatro painéis diários, que ocorrerão das 9h às 16h30.

No dia 10 de outubro, o tema central será “O agro brasileiro e seus caminhos”. Os painéis abordarão assuntos como Comércio Exterior – Os Caminhos até 2030, Mercado Brasil-China e Mecanismos Financeiros.

Já em 11 de outubro, a programação será sobre “A inovação tecnológica no agro a favor de uma alimentação mais saudável e da energia renovável”. Os palestrantes e debatedores tratarão de Alimentos Saudáveis, Etanol e Açúcar, Sistemas de Produção e o Profissional do Futuro: Visões da Academia e do Mercado.

Consultoria

Para a edição deste ano, o Esalqshow conta com uma programação exclusiva para os empreendedores e startups que desenvolvem inovações para o agronegócio. A Clínica de Consultoria para Startups e Empreendedores, que será nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 17h, oferecerá sessões de consultoria individual, para auxiliar no desenvolvimento das atividades.

O intuito é de materializar ideias em soluções e formatar os modelos de negócios. Os atendimentos são gratuitos e ocorrerão por agendamento prévio.

Conteúdos

Alguns dos temas oferecidos pela Casa do Produtor Rural da Esalq durante o Esalqshow são a possibilidade de cultivar uma horta em casa, reaproveitando materiais como canos, pneus e garrafas pets, além dos cuidados com hortaliças hidropônicas e fazer uma composteira doméstica.

As oficinas foram divididas nos módulos: Olericultura, Fruticultura, Ambiental, Faça Você Mesmo, Controle Biológico de Pragas, Agroindústria, CPRural Responde, Meliponicultura e Fungicultura. Todas as atividades são gratuitas e ocorrerão das 9 às 17 horas, no Espaço Inovar, na Central de Aulas.

Programação

A programação do fórum abrange a apresentação de 23 iniciativas disponíveis à sociedade. São projetos e serviços desenvolvidos nos onze departamentos da Esalq, que integraram a Feira de Inovação e Tecnologia do Esalqshow e estão no mercado.

“O objetivo é aproximar a academia da comunidade, divulgar os trabalhos desenvolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de produtos e serviços disponíveis à sociedade. Por meio desta ação, a instituição abre suas portas e oferece a oportunidade de conhecer, por meio de estandes no evento, os departamentos que integram a instituição”, ressalta Durval Dourado Neto, diretor da Esalq, ao Jornal da USP.

Entre os estandes, está o espaço Agroindústria, Alimentos e Nutrição, que mostra as inovações em ciência e tecnologia na produção de bebidas, envolvendo ferramentas de garantia e controle de qualidade no processo.

O público também pode ter acesso aos estudos de inovação para conservação de frutas nativas, que mostrará como produtos naturais à base de óleos essenciais são utilizados como agentes antimicrobianos.

Outro espaço é o Ciências Exatas, que apresentará informações sobre a evolução da ciência estatística, a importância no meio científico e nas ciências agrárias. “Atualmente, muito se fala em big data e machine learning. Sendo assim, um dos serviços oferecidos será demonstrar orientações e assessoria sobre novos desafios, que vêm para auxiliar no planejamento de experimentos e também na análise de dados”, explica a docente Sônia Maria De Stefano Piedade, que acompanha o estande na feira, ao Jornal da USP.

Jardim Urbano

Os Jardins Urbanos de Captura de Carbono (JUCCAs) serão o tema de uma das ações do Esalqshow. No estande, o público poderá aprender sobre os jardins urbanos formados por uma mistura de rocha e composto orgânico que podem capturar carbono atmosférico através de um processo chamado carbonatação mineral.

“Os jardins podem ser utilizados para colaborar com a diminuição de gás carbônico e para chamar a atenção e educar sobre as mudanças climáticas”, afirma o professor Antonio Carlos de Azevedo, do Departamento de Ciências do Solo, da Esalq.

Segundo o docente, essas estruturas também representam ótimos meios de crescimento de plantas, como flores e hortaliças. Portanto, o uso em praças, escolas, estradas, jardins, quintais de residências, entre outros, pode contribuir com a atenuação das mudanças climáticas por meio da captura de gás de efeito estufa, além da produção de alimentos saudáveis e atração de polinizadores.