USP e Unicamp ocupam as posições de liderança no Ranking Universitário Folha

Unesp, outra universidade do Estado, está em 6º lugar no levantamento divulgado nesta segunda (7) pelo jornal ‘Folha de S. Paulo’

ter, 08/10/2019 - 8h53 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lideram a relação de melhores instituições de Ensino Superior do Brasil, de acordo com o Ranking Universitário Folha, publicado pelo jornal “Folha de S. Paulo” nesta segunda-feira (7).

Pelo segundo ano consecutivo, a USP se mantém no topo da lista. A Unicamp avançou duas posições em relação ao ano passado e ocupa a segunda colocação. Na oitava edição, o levantamento avaliou as 197 universidades ativas no Brasil, públicas e privadas.

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) também subiu dois degraus na classificação geral e está na sexta colocação. Em terceiro lugar ficou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Indicadores

Criado em 2012, o Ranking Universitário Folha avalia as universidades a partir de cinco indicadores: pesquisa científica, qualidade do ensino, avaliação do mercado de trabalho, internacionalização e inovação.

Desses cinco indicadores, a USP lidera em dois – Pesquisa e Mercado. Na soma geral de todos os critérios, a universidade obteve 98,02 dos 100 pontos possíveis, enquanto a Unicamp chegou a 97,09 pontos.

“O sistema de Ensino Superior do Estado de São Paulo é robusto e eficiente e tem como meta a busca constante pela excelência acadêmica, o que se traduz em destaque nos diferentes rankings internacionais e no ranking”, salienta o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, ao Jornal da USP.

Formação

Além do ranking geral de universidades, também foi divulgada a classificação das carreiras mais bem avaliadas no País. Nesse quesito, a USP está na primeira colocação em 29 das 40 áreas classificadas. Em outras duas, a universidade ficou em segundo lugar.

“A Pró-Reitoria de Graduação da USP vem, ao longo dos últimos anos, se dedicando à inovação curricular e à revisão dos projetos pedagógicos dos cursos”, destaca o pró-reitor de Graduação da universidade, Edmund Chada Baracat, ao Jornal da USP.

“A universidade está alinhada com as principais universidades do mundo em centrar seus esforços na formação de profissionais em um ambiente de pesquisa e inovação voltado para a sociedade. O resultado reflete o esforço de toda a comunidade acadêmica”, completa o vice-reitor da USP.

Conceitos

A professora Cleopatra Planeta, pró-reitora de Extensão Universitária e Cultura e presidente da Comissão Institucional de Rankings da Unesp, destacou a importância do trabalho na universidade. “O ranking indica que existem graduações da Unesp entre as primeiras do Brasil em todas as grandes áreas do conhecimento. É um retrato do ensino de qualidade da instituição”, enfatiza.

“A melhora dos conceitos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2017, bem como o preenchimento consistente do Censo da Educação Superior, mostra que as iniciativas no que diz respeito à campanha de participação responsável no Enade estão no caminho adequado”, comemora a professora Gladis Massini-Cagliari, pró-reitora de Graduação da Unesp.

“A opinião pública que conhece as universidades sabe da importância das três instituições públicas paulistas e das boas colocações que elas têm. Vemos isso claramente, por exemplo, na procura do nosso vestibular, que é sempre muito grande comparado com as vagas que temos. Ajuda, mas não é tudo. Temos que ter um trabalho contínuo de esclarecimento à sociedade do que a gente faz”, afirma o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.

*Atualizado às 16h15