USP e UFRJ firmam parceria para o desenvolvimento de pesquisas

Acordo prevê realização de cursos, organização de eventos científicos e culturais e intercâmbio de docentes e pesquisadores

ter, 31/12/2019 - 13h47 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/USP Imagens

Duas das maiores instituições de Ensino Superior do Brasil (a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal do Rio de Janeiro) fecharam uma parceria para o desenvolvimento de pesquisas e atividades acadêmicas e culturais. O documento foi assinado em 20 de dezembro, em São Paulo, pelo reitor da USP, Vahan Agopyan, e a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho.

“Nos momentos atuais, é muito importante praticarmos a interação entre nossas atividades-fim. Temos muito a fazer. Precisamos nos manter unidos e ter compreensão de que a sociedade precisa saber o que fazemos. Esta não é apenas a assinatura de um convênio. Nossas instituições têm uma história muito similar, robustas, com raízes profundas, bem arraigadas e, juntas, somos mais fortes”, afirmou Vahan Agopyan ao Jornal da USP.

Intercâmbio

O acordo prevê parceria entre o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), da USP, e o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da UFRJ, para a realização de cursos e disciplinas, a organização de eventos científicos e culturais, a troca de informações e publicações acadêmicas, a elaboração de projetos de pesquisa e o intercâmbio de docentes e pesquisadores.

“Precisamos institucionalizar mais as nossas ações. Quando um convênio é estabelecido, ele fica para a história. A mobilidade internacional é importante e a USP e a UFRJ são internacionais desde os primórdios. É importante esse intercâmbio científico com outros países. Nossos estudantes têm que ter orgulho de serem cientistas brasileiros”, salientou Denise Pires de Carvalho ao Jornal da USP.

Também participaram da cerimônia o diretor do ICB, Luís Carlos de Souza Ferreira, e o diretor do IBCCF, Bruno Lourenço Diaz. As atividades previstas no acordo serão coordenadas pelos professores José Donato Junior (ICB) e Maria Cristina Machado Motta (IBCCF).