USP e Tribunal de Justiça de SP estudam parceria na área de inteligência artificial

Objetivo do encontro foi avaliar a possibilidade do uso de robôs no setor de triagem de petições intermediárias da Corte

qui, 21/11/2019 - 11h36 | Do Portal do Governo

Representantes da Universidade de São Paulo (USP) e do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado participaram de uma reunião, nesta segunda-feira (18), com vistas à formalização de convênio no setor de inteligência artificial. O encontro teve a presença do reitor da USP, Vahan Agopyan, e do presidente do TJ, Manoel de Queiroz Pereira Calças, no Palácio da Justiça, sede do Tribunal, no centro da capital.

O Tribunal de Justiça e a universidade analisam a formalização de uma parceria sobre a atuação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, em projetos de automação e inteligência artificial no TJ.

O ICMC conta com um quadro de docentes e alunos que desenvolvem pesquisas nas áreas de inteligência artificial e ciência de dados. Na Corte, o objetivo é promover a expansão do uso de robôs no setor de triagem de petições intermediárias.

“Queremos contribuir ainda mais com pesquisas e interagir com a sociedade e, para isso, nada melhor do que parcerias com as instituições públicas”, salientou Vahan Agopyan ao Jornal da USP.

Ferramentas

O presidente do TJ, que também é professor na Faculdade de Direito, da USP, falou sobre o respeito que sente pela universidade. “Empreenderemos esforços para que o convênio seja celebrado, pois estamos certos de que a expertise dos profissionais e o entusiasmo dos alunos do ICMC nos auxiliarão para avançarmos ainda mais no uso das ferramentas de inteligência artificial na Corte”, afirmou Manoel de Queiroz Pereira Calças ao Jornal da USP.

Também participaram do encontro o superintendente de Relações Institucionais da USP, Ignácio Maria Poveda Velasco; o superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira; o vice-diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho; e o diretor da Faculdade de Direito (FD), Floriano de Azevedo Marques Neto.

Estiveram presentes na reunião os juízes assessores da Presidência Leandro Galluzzi dos Santos (Gabinete Civil), Ana Rita de Figueiredo Nery, Maria Rita Rebello Pinho Dias, Paula Lopes Gomes (Tecnologia, Gestão e Contratos) e Ricardo Dal Pizzol (Assuntos Jurisdicionais).