USP e TCE do Ceará firmam parceria para curso de especialização

Curso na área de políticas públicas para cidades inteligentes terá aulas presenciais a partir do dia 21 de novembro

sex, 13/09/2019 - 13h28 | Do Portal do Governo

Na última sexta-feira (6), representantes da Universidade de São Paulo (USP) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Ceará assinaram um convênio para o oferecimento de um curso de especialização na área de políticas públicas para cidades inteligentes, também conhecidas como smart cities.

Com 110 vagas, a iniciativa será ministrada pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), com a coordenação dos professores Ana Carla Bliacheriene e Luciano Vieira de Araújo. As aulas, presenciais e quinzenais, serão oferecidas a partir de 21 de novembro, no auditório do TCE, em Fortaleza.

O curso tem o objetivo de desenvolver habilidades para uma gestão eficaz, transparente e compartilhada, a partir do impacto das novas tecnologias e da revolução digital, bem como o uso de informações estatísticas para gerar conhecimento e aprimorar as políticas públicas nas cidades urbanas.

Habilidades

Vale destacar que os participantes terão acesso a conteúdos teóricos e práticos para promoção de inovações no setor público, bem como aquisição de novos conhecimentos para aprimorar a administração pública.

Também serão desenvolvidas habilidades para resolução conjunta de problemas e tomada de decisões a partir de estudos de caso inspirados nas melhores práticas nacionais e internacionais sobre gestão pública e tecnologias aplicáveis às cidades inteligentes.

“É uma grande honra para a USP ter a oportunidade de assinar um convênio com o TCE. A universidade tem a obrigação e o dever de compartilhar seu conhecimento com a sociedade e, obviamente, o poder público é um parceiro muito importante. Este é um modelo que espero que seja replicado nos outros Estados, inclusive em São Paulo, e em outras instituições”, enfatizou o reitor, Vahan Agopyan, na cerimônia de assinatura do acordo, ao Jornal da USP.

“A parceria representa um marco para o Tribunal de Contas pela importância da universidade e do tema. Tenho a convicção de que a formação dos participantes será muito enriquecida, com impacto significativo sobre as instituições públicas”, diz ao Jornal da USP o presidente do TCE Ceará, Edilberto Carlos Pontes Lima.

Conteúdo

A especialização é composta de 21 disciplinas, distribuídas em quatro módulos: Novas Tecnologias para Gestão Pública, Gestão Inteligente das Cidades, Cidadania Inteligente e Metodologia de Pesquisa Científica.

Ao todo, o curso terá duração de 24 meses ou 436 horas – sendo 352 horas de aulas presenciais em sala, 60 horas para monografia e 24 horas de seminários.

Podem se candidatar portadores de título de graduação, que trabalham nas quatro esferas de governo (municipal, estadual, distrital e federal) dos três Poderes (executivo, legislativo e judiciário), e em órgãos de controle externo, com especial enfoque nos Tribunais de Contas, além de membros da academia e profissionais liberais que tenham interesse no tema.