USP e Sesc promovem nova edição do ‘Museu do Ipiranga em Festa!’

Evento marca a celebração dos 196 anos da Independência do Brasil, com apresentações de dança, teatro, música e cortejos

qua, 05/09/2018 - 11h38 | Do Portal do Governo

Na próxima sexta-feira (7) e no sábado (8), a Universidade de São Paulo (USP) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) realizam a 2ª edição do “Museu do Ipiranga em Festa!”, no Parque da Independência, no Ipiranga, em São Paulo. O evento marca a celebração dos 196 anos da Independência do Brasil e aprofunda o teor histórico, por meio da programação cultural gratuita para todas as idades.

A iniciativa terá apresentações de dança, teatro, música, cortejos, performances cênicas, poesia, exposição e projeção mapeada na fachada do museu. Na edição deste ano, o trabalho de curadoria questiona os significados da Independência nos dias atuais, ao lançar um olhar crítico sobre três marcos históricos: 1822 (Independência do Brasil), 1922 (Centenário da Independência e efervescência intelectual em São Paulo com a Semana de Arte Moderna) e 2022 (Bicentenário da Independência e reabertura do Museu do Ipiranga).

O primeiro eixo destaca o século da Independência e da abolição da escravatura. O segundo tópico explora a produção cultural do século XX. Já o terceiro tema representa o futuro nos corpos e vozes da juventude.

“Incentivar parcerias da universidade representa uma das metas da administração. O evento dinamiza o espaço do museu, com foco no restauro do edifício”, enfatiza o reitor da USP, Vahan Agopyan.

Programação

Segundo o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, no segundo ano de parceria, as equipes do Sesc e da USP se dedicaram a planejar uma programação ainda mais sensível.

“Trata-se de festejar sem deixar de refletir sobre questões importantes em relação ao que desejamos para nossa sociedade. É nesse ponto que as missões das duas instituições convergem”, ressalta.

A parceria entre a USP e o Sesc se fortalece por meio da realização de ações conjuntas e, em maior parte, gratuitas, como a ocupação do Museu Paulista com programações artísticas e culturais promovidas e o uso dos espaços expositivos do Sesc Ipiranga por parte do acervo do equipamento cultural.

A programação do “Museu do Ipiranga em Festa!” ocorre em diversos pontos do complexo que compreende o Museu Paulista (também conhecido como Museu Ipiranga), a Casa do Grito, a Praça Cívica, o Monumento à Independência, jardim e o riacho do Ipiranga, estimulando que o público ocupe o espaço da cidade.

É importante frisar que o evento tem apoio institucional do Instituto Bandeirantes e da prefeitura de São Paulo, com patrocínio de Santander, Petrobras, Instituto de Resseguros do Brasil e Governo Federal.