USP e Energia e Mineração promovem concurso para universitários

Primeira edição da iniciativa busca novos projetos de destinação de áreas mineradas para uso social e econômico no Estado

seg, 09/04/2018 - 8h41 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), lançaram na última quinta-feira (5) o 1° Concurso de Projetos de Destinação de Áreas Mineradas para Utilização Econômica e Social.

A iniciativa tem o objetivo de difundir, no meio universitário do Estado e na população em geral, o conceito de que a mineração, após cumprir a missão de abastecer as cadeias produtivas com insumos minerais, pode ter novas aplicações de alto interesse social, econômico e turístico em áreas exauridas.

Para o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, existem exemplos de áreas mineradas na capital paulista que podem servir de exemplo para outras cidades do Estado. “A raia olímpica da USP, onde diversos atletas treinam esportes aquáticos, e o parque do Ibirapuera, são dois exemplos concretos de antigas áreas de mineração de areia que tiveram nova destinação e atualmente servem de lazer para a população”, destaca Meirelles.

Podem participar do concurso estudantes regularmente matriculados e cursando universidades em todo o Estado de São Paulo. Os trabalhos podem ser realizados em equipes de até cinco pessoas.

“A escola politécnica está muito feliz em realizar essa parceria. Desejamos desenvolver políticas públicas de médio e longo prazo com projetos de Estado para a sociedade”, afirma a diretora da Poli-USP, Liedi Bernicci.

Modalidades

A competição abrangerá duas modalidades de mineração: em Cavas e em Meia Encosta. Os projetos deverão ser realizados com base em áreas mineradas exclusivamente no território paulista.

“Trouxemos a ideia da Subsecretaria de Mineração para dentro da Poli e estruturamos o projeto, que deve dar uma importante contribuição para o setor de mineração e de meio ambiente”, explica o professor e chefe do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli-USP, Giorgio de Tomi.

Os três melhores projetos de cada modalidade serão premiados com troféus e certificados entregues em solenidade, que será realizada no dia 10 de setembro. “Sou entusiasta dessas iniciativas com as universidades.

As inscrições serão abertas a partir do dia 30 de abril e terminam em 30 de junho. Os estudantes interessados podem conferir o edital no site da USP, na área do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo e Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável.

“Tragam projetos de todas as universidades e cidades, que vamos analisar. Parabenizamos a USP por realizar esse projeto, que transcende a instituição e mostra o compromisso da instituição com o desenvolvimento do Estado”, diz o subsecretário de Mineração, José Jaime Sznelwar.

A Comissão Julgadora será constituída por até 20 membros, incluindo professores universitários, representantes do setor produtivo, órgãos estaduais e profissionais de notório saber.

Dúvidas e pedidos de outras informações sobre o concurso podem ser enviados para o e-mail nap.mineracao@usp.br.