USP e Exército Brasileiro discutem possibilidades de parceria em pesquisas

Visita buscou fortalecer trabalho conjunto e ampliar a integração entre as duas entidades na área de desenvolvimento científico

sáb, 25/01/2020 - 16h41 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/USP Imagens

Nesta terça-feira (21), o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan, e outros dirigentes da instituição de ensino visitaram o Comando Militar do Sudeste (CMSE) e foram recebidos pelo general de Exército, Marcos Antonio Amaro dos Santos. A visita buscou fortalecer a parceria e ampliar a integração entre as duas entidades na área de pesquisa.

“É muito importante que todos os setores da sociedade utilizem o conhecimento produzido nas universidades. Em todo o mundo, as Forças Armadas têm o papel de estimular e orientar diversas linhas de pesquisa, atuando em colaboração em grandes projetos”, salientou Vahan Agopyan ao Jornal da USP.

O reitor também lembrou que essa interação já está sendo desenvolvida e só precisa ser ampliada, especialmente com projetos multidisciplinares. Ele lembrou que, em 2017, o apoio das Forças Armadas foi fundamental para a realização de uma expedição que levou pesquisadores de diversas unidades da USP para o Pico da Neblina e resultou na coleta de exemplares de 700 espécies de répteis, aves, plantas e mamíferos, algumas nunca descritas.

“As Forças Armadas têm a capacidade logística para prestar assistência sempre que forem acionadas, em qualquer ponto do território nacional. Nossa atuação vai desde ajudar a apagar grandes incêndios até ações de combate à dengue”, explicou o comandante Militar do Sudeste, general Marcos Antonio Amaro dos Santos, ao Jornal da USP.

O comandante também falou sobre o Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA), com o objetivo principal de promover a inovação por meio da integração de diversos setores da sociedade.

O general de Divisão João Chalella Júnior apresentou uma palestra sobre a organização do Exército Brasileiro e do CMSE, os projetos estratégicos da corporação, as possíveis áreas de intercâmbio entre as instituições e as propostas de acordos de cooperação e convênios.