USP e Estação Ciência têm cursos gratuitos para terceira idade

Atividades específicas ensinarão idosos a usar ferramentas tecnológicas

ter, 09/02/2010 - 12h43 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) e a Estação Ciência estão oferecendo cursos específicos para idosos. Além de promover bem-estar psicológico e social, a ideia vai possibilitar acesso a novos conhecimentos para a terceira idade.

Na USP Zona Leste, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) implantou o projeto Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI), oferecendo mais de 200 vagas para participação em palestras, oficinas e disciplinas de graduação. As atividades, gratuitas, começarão em março. Para as disciplinas de graduação, é necessário ter ensino médio completo, pois as aulas serão realizadas com os alunos dos cursos de graduação da EACH.

Este ano, o projeto traz como novidade a oficina chamada idosos online, com uso do laboratório didático de inclusão digital. Oferecendo desde alfabetização digital a aprimoramento para uso da internet, a atividade, realizada em caráter experimental em 2009, era vinculada a um projeto de pesquisa do curso de gerontologia.

A UnATI faz parte do programa de educação permanente, ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e existe há 16 anos. No início, em 1994, foram 847 matriculados; em 2009, saltou para 9.627.

Para saber as datas, horários e períodos das inscrições das palestras, oficinas e disciplinas de graduação de todas as unidades, acesse a página da UnATI (www.usp.br/prc/3idade).

Estação Ciência

Vinculada à USP, a Estação Ciência, na capital, também oferece cursos de informática para idosos neste semestre. O primeiro módulo acontece as quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h, em uma das três turmas: março/abril; abril/maio; ou junho/julho. Já o segundo módulo, intermediário, será realizado de março a abril, todas as quintas-feiras, das 9h às 12h.

As inscrições podem ser feitas do dia 23 ao dia 26 deste mês e do dia 2 de março ao dia 6 de março, das 10h às 17h, no Espaço Clicar da Estação Ciência, localizada na rua Guaicurus, 1394, na Lapa.

Da Agência Imprensa Oficial e da USP