USP: docentes participam de publicação que analisa ensino das humanidades

Revista conta com a participação de professores que apresentam pesquisas, questionamentos e reflexões sobre o tema

qui, 16/08/2018 - 20h27 | Do Portal do Governo

A 93ª edição da revista “Estudos Avançados”, produzida pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de são Paulo (USP), aborda o ensino das humanidades, por meio de um dossiê com 14 artigos.

O tema é abordado de forma abrangente, pois apresenta pesquisas, questionamentos e reflexões no campo da Geografia, História e no ensino da Religião, Música e Artes Plásticas.

Vale destacar que a publicação começa com a reflexão “Limites e possibilidades do ensino de filosofia”, do professor Franklin Leopoldo e Silva, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. De acordo com o docente, é importante examinar a questão das perspectivas e possibilidades de vida que a educação pode oferecer aos jovens de hoje, que vivem no mundo fragmentado, em que as desilusões e as decepções podem se tornar a tônica da existência.

“A filosofia tem como levar a um enfrentamento dos riscos sociais e históricos, de modo a que os indivíduos não submerjam na decomposição existencial, ética e política que nos ameaça”, observa.

Embasamento

Por meio de um artigo, o professor emérito da Faculdade de Educação da USP Celso de Rui Beisiegel, que faleceu em novembro de 2017, lembra a “Pedagogia do Oprimido”, um dos livros mais importantes do educador Paulo Freire (1921-1997). “Convém esclarecer, desde logo, que a atuação em favor do embasamento da educação na realidade das populações desfavorecidas não era um fator de empobrecimento das análises e propostas de Paulo Freire”, observa o docente.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Celso João Ferretti assina o texto “A reforma do Ensino Médio e a sua questionável concepção de qualidade da educação”. O professor aborda as alterações promovidas recentemente no setor. “Não basta apenas a defesa da perspectiva de educação democrática e participativa com vistas à formação cidadã, como propõe a contrarreforma do ensino médio. Há necessidade de uma educação que proponha, além disso, a emancipação humana”, ressalta.

Na mesma edição, o dossiê “Artes e Cultura” reúne diversos artigos, com destaque para a análise da professora Ana Mae Barbosa, titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que questiona o Ensino Superior de artes visuais no Brasil. “As bases têm 200 anos, sendo, portanto, um dos mais antigos do País. Apesar de seu atestado de antiguidade, é um dos sistemas mais maltratados pelos governos e administrações ditatoriais em geral”, enfatiza.

Influência

Já o professor Martin Grossmann, titular da ECA, busca avaliar a influência do ambiente acadêmico no ensino da arte. “Há uma grande sensibilidade em relação à presença de outras cosmologias na formação cultural e artística de um lugar, nação, região. As revisões críticas pós-coloniais e pós-modernistas impõem outras condições ao ensino da arte e, para tanto, exigem sensibilidade, flexibilidade e permeabilidade institucional”, afirma.

De acordo com os organizadores, a revista é dedicada ao professor da USP Paul Singer (1932-2018) e a Paulo Freire, pelos ideais democráticos em prol da educação. O pensamento dos acadêmicos está presente nos depoimentos sobre o legado das trajetórias.