USP de São Carlos realiza cerimônia de posse de três diretores de unidades

Solenidade reuniu dirigentes, alunos, professores e servidores do campus, além de autoridades políticas e universitárias

qua, 22/08/2018 - 19h04 | Do Portal do Governo

Desde a última sexta-feira (17), três unidades do campus da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos contam com novos dirigentes: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

Realizada na sede do São Carlos Clube, no centro da cidade do interior paulista, a solenidade reuniu dirigentes, alunos, professores e servidores do campus, além de autoridades políticas e universitárias. A apresentação do Coralusp de São Carlos marcou o encerramento da cerimônia de posse dos dirigentes.

O primeiro diretor a tomar posse representa o IFSC, Vanderlei Salvador Bagnato, além do novo vice-diretor, Igor Polikarpov. “A cerimônia conjunta sinaliza a integração das unidades do campus. Nossos propósitos, nossa determinação e nossos esforços serão conjuntos. O campus de São Carlos brilhará ainda mais na constelação da Universidade de São Paulo”, afirma o diretor.

No IQSC, foram empossados o diretor, Emanuel Carrilho, e o vice-diretor, Hamilton Brandão Varela de Albuquerque. “Quero que o instituto seja o melhor do Brasil, pois, assim, nós também seremos os melhores”, destaca. “O plano da gestão para os próximos quatro anos tem como base a excelência acadêmica, a responsabilidade no trato da coisa pública e a inovação das práticas de gestão”, acrescenta Emanuel Carrilho.

Conhecimento

Nova diretora do ICMC, Maria Cristina Ferreira de Oliveira ressaltou que aquela era uma ocasião para celebrar o valor do conhecimento e da educação para a sociedade. “O conhecimento é fator central para atuar nesse cenário, de modo a superar desafios, inovar e garantir um futuro melhor e mais inclusivo para toda a sociedade brasileira. O ICMC tem muito a contribuir”, avalia.

O reitor da USP, Vahan Agopyan, agradeceu aos ex-dirigentes pela dedicação na condução das atividades e, aos que assumem a função, por aceitarem a tarefa de administrar três unidades de ensino.

“A USP veio a São Carlos em 1953 para fazer parte deste município e conviver com a sociedade da região. Estamos orgulhosos em ter um campus com cinco instituições de renome. Fico muito satisfeito em saber que elas estão articuladas para reforçar a universidade como um todo”, comemora.