USP de São Carlos promove exposição virtual do Museu de Computação

Iniciativa tem objetivo de possibilitar que mais pessoas conheçam os impactos da tecnologia na história da humanidade

qua, 22/07/2020 - 14h36 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Agência Fapesp

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) lançou a primeira exposição virtual do Museu de Computação Professor Odelar Leite Linhares, localizado em São Carlos, no interior de São Paulo. A mostra pode ser acessada pelo site https://sites.google.com/usp.br/museu-virtual-icmc.

Intitulada “Alunos que dão voz a máquinas”, a iniciativa, que tem como objetivo possibilitar que mais pessoas conheçam os impactos da tecnologia na história da humanidade, é resultado do trabalho de estudantes que ingressaram neste ano no curso de bacharelado em Sistemas de Informação no ICMC.

Desafio

Os alunos foram desafiados por Claudio Toledo, do ICMC, professor da disciplina que aborda a evolução histórica da computação, a dar voz a 18 máquinas que fazem parte do acervo do Museu de Computação, do qual ele é curador.

Os participantes se dividiram em 22 equipes que se dedicaram a pesquisar as curiosidades e histórias das 19 máquinas. No início do semestre, dias antes da pandemia paralisar as aulas presenciais, os estudantes entraram no museu e fotografaram as peças do acervo a que iriam dar voz.

Entre os computadores expostos estão o Atari 1040ST, o Apple IIc, Solution 16 (Prológica), Amstrad PPC640, CP-500, EAI 380 Analog/Hybrid Computing System, Ford Telejogo, MC400 e MSX.