USP de Ribeirão Preto oferece condicionamento físico para mulheres com problemas no ovário

Programa é gratuito e tem duração de seis meses; interessadas podem se inscrever por telefone

sex, 29/01/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP está convocando mulheres com diagnóstico de ovários policísticos para treinamento físico. O objetivo é a promoção da saúde, redução do peso corporal e prevenção de complicações, como diabetes e resistência à insulina, comuns em mulheres com esse diagnóstico.

Ovário policístico é uma doença que afeta de 10 a 15% de todas as mulheres na vida reprodutiva e se caracteriza pelo acúmulo de pequenos e muitos folículos no ovário, com tamanhos de dois a nove mm, devido ao processo de falta de ovulação. Esses folículos lembram pequenos cistos e são os principais responsáveis pelos distúrbios menstruais.

O programa é gratuito, de duração semestral, baseado em exercícios físicos individualizados, monitorados por equipe multidisciplinar, realizados em esteiras e/ou bicicletas ergométricas em ambiente agradável e climatizado.

O Laboratório fica no Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (Cefer), no campus de Ribeirão Preto, e é coordenado pelo professor Hugo Celso Dutra de Souza, da FMRP. O endereço do Cefer é Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (16) 3602-4575, no período da manhã. Não há número de vagas definidas, nem prazo para inscrições.

Da USP