USP de Bauru recebe evento sobre cuidados paliativos e medicina moderna

Iniciativa reunirá profissionais da área de saúde, pacientes e interessados no tema, de modo a ampliar as discussões

qua, 08/08/2018 - 16h03 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) sedia, em 21 e 22 de setembro, entre 8h e 19h, a 2ª edição da Jornada Eduardo Alferes de Cuidados Paliativos. O evento tem o objetivo de apresentar uma visão da medicina moderna, com o objetivo de cuidar do sofrimento e trazer conforto com foco em todos os aspectos do paciente.

É importante frisar que a iniciativa reunirá profissionais da área de saúde, pacientes e interessados no tema, de modo a ampliar as discussões. Em dois dias, serão 18 palestras, talk shows, workshops técnicos e de comunicação, com a participação de especialistas do Brasil e estrangeiros, além de espaço para depoimentos e conversas com pacientes que vivem o universo dos cuidados paliativos.

Para os organizadores, a jornada busca criar um espaço diversificado e aberto, a partir do ponto de vista de que pacientes, familiares e profissionais da saúde precisam ser vistos na totalidade e que aspectos sociais são tão importantes quanto os sintomas físicos.

Vale destacar que já estão confirmadas as presenças internacionais da musicista Yoko Sen, criadora da Sen Sound, que tem o intuito de aliviar o sofrimento por meio da transformação do design de som em hospitais, e do ativista gastronômico Michael Hebb, fundador da plataforma interativa “Let’s have dinner and talk about death” (Vamos jantar e falar sobre a morte?), que facilita as conversas a respeito do fim de vida.

Diferencial

A organização do evento está a cargo dos idealizadores Tom Almeida, palestrante e consultor em Desenvolvimento Humano, co-criador do projeto “Cineclube da Morte” e primo de Eduardo Alferes, que dá nome à jornada, e o médico José Roberto Ortega Júnior, coordenador dos serviços de Cuidados Paliativos do Hospital Unimed e Terapia Intensiva do Hospital Beneficência Portuguesa, em Bauru.

“Atualmente, em um cenário médico quase sempre dividido em especialidades, as pessoas geralmente são vistas em partes: um braço, um cotovelo, uma perna, e não como um todo”, avalia o palestrante Tom Almeida. “Os cuidados paliativos buscam fazer um resgate do que um dia foi uma forma mais humana de cuidar, olhar para a pessoa que tem a doença e não a doença que tem a pessoa. Isso traz um conforto, um diferencial para quem vive em situação de saúde frágil e terminal”, completa.

Já o médico Ortega Júnior enfatiza que a ideia de levar o tema para discussão surgiu espontaneamente. “Eu atendia o paciente Eduardo Alferes. Conhecia a família dele, que estava no momento mais delicado da vida. Um dia, entrei no quarto para conversar com o Eduardo e encontrei o Tom, primo dele. Naquele momento, conseguimos ressignificar toda aquela dor, em uma relação de amor e de proximidade. Ali, nasceu a ideia de fazer algo maior”, revela.

Criado em 2017, o evento pretende ir além de um encontro de pessoas sensibilizadas em relação ao assunto. Os organizadores o assumem como um projeto bem mais amplo que reúne pessoas para gerar impactos positivos e formar pontes que contribuam para a superação de desafios na ampliação dos cuidados paliativos no Brasil.

A programação, segundo os organizadores, foi pensada para criar engajamento e participação. “Juntos, estamos criando o movimento de formação da Comunidade do Centro Oeste Paulista de Cuidados Paliativos. Nosso objetivo é criar impacto positivo e contribuir estrategicamente para as metas e desafios da Academia Nacional de Cuidados Paliativos”, informam os organizadores.