USP: Campanha arrecada dentes de leite para pesquisas na universidade

Faculdade de Odontologia utiliza o órgão dentário em pesquisas científicas que podem auxiliar milhares de cidadãos

dom, 05/05/2019 - 13h17 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de ampliar as doações de dentes de leite para o banco de órgãos, a Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade de São Paulo (USP) lançou a campanha “O Endereço da Fada do Dente”.

A iniciativa busca mostrar que, ao invés de deixar o dente de leite embaixo do travesseiro para a fada, jogá-lo em cima do telhado ou até ir para o lixo, pais e filhos podem ajudar a ciência, doando o material à instituição de ensino.

A FO utiliza os dentes de leite em pesquisas científicas que ajudam milhares de pessoas. “Muitos não sabem que um dente também é um órgão. Dependendo da forma que é retirado, manipulado e armazenado, pode servir até para pesquisas sobre células-tronco”, explica o professor José Carlos Imparato, coordenador do BioBanco de Dentes da Faculdade de Odontologia da USP.

O espaço da USP possui cerca de 10 mil dentes. Para fazer a doação, basta preencher um formulário on-line com nome, endereço, CEP, cidade e Estado acessar o site. Os doadores receberão em casa uma carta, já selada, pronta para a doação dos dentes, além de assinar um termo de autorização obrigatório, sem nenhum custo. No site, há ainda um livro de história que pode ser baixado, selos e papéis de parede com a campanha da fada do dente.