Uso de tecnologia garantirá quatro safras de cebola no Estado

Deverão ser produzidas 309,5 mil toneladas, cultivadas em 8.974 hectares

qua, 01/07/2009 - 18h30 | Do Portal do Governo

Estudo realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento sobre a estimativa de safra de cebola no Estado na safra agrícola 2008/2009 mostra a adoção de quatro safras graças ao uso intensivo da tecnologia. O trabalho foi feito pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

Segundo os pesquisadores do IEA, os quatro cultivos de cebola refletem a transição tecnológica da produção. O volume a ser produzido de cebola nesta safra deverá ser de 309,5 mil toneladas, cultivadas em 8.974 hectares, distribuídos em quatro cultivos: de muda tradicional e de verão, em plantio direto e de bulbinho (soqueira). A área total cultivada deverá ter retração de 16,9%, relativamente à safra passada, mas em diferentes níveis, de acordo com o cultivo, como resultado do retorno econômico menor que o esperado.

A cebola de muda tradicional, que contribui com 42% da área cultivada e 39% da produção total, é semeada em abril e a colheita ocorre entre julho e outubro. O cultivo é, predominantemente, nas regionais de São João da Boa Vista, Jaboticabal, Sorocaba e Itapetininga. Em comparação com a safra passada, esperam-se reduções na área (18,1%), na produção (18,6%) e, em menor escala, no rendimento (0,6%).

O segundo cultivo em extensão de área é a cebola de muda verão, que tem a semeadura realizada entre dezembro e janeiro e participa ao redor de 34% da área plantada e da produção total, com produtividade agrícola similar a do cultivo tradicional. É cultivada, principalmente, nas mesmas regiões da cebola de muda tradicional. O volume a ser produzido é 16,6% menor, apesar do aumento de 17,6% no rendimento, que não compensou a queda de área em 29,1%.

O terceiro cultivo é o plantio direto das sementes na gleba, sem a operação de produção de mudas e apresenta, dentre os quatro cultivos, a maior produtividade (50 toneladas por hectare). Os percentuais desse cultivo são de 13% para a área e de 19% na produção. A área cultivada nesta safra é 16,9% maior que a obtida na passada e a produção indica ser 34,3% a mais, por conta do acréscimo de 14,8% no rendimento. Atualmente apenas três regionais cultivaM essa variedade: Franca, Jaboticabal e São João da Boa Vista.

O quarto cultivo é o de bulbinho (soqueira) que contribui com 11% da área e 7% da produção, sendo plantado especialmente em São João da Boa Vista e Sorocaba. Os bulbinhos são transplantados em fevereiro e a colheita é realizada entre maio e junho. Na safra atual está previsto crescimento na produção da ordem de 1,1%, decorrente principalmente dos ganhos de área (8,4%), visto que é esperada redução no rendimento (6,8%). Este cultivo deverá ser substituído pela cebola de muda verão, por causa de seu maior retorno financeiro.