Uso de recursos na área de informática permite à Unesp economia de R$ 1,1 milhão

Novidades incluem sistemas de telefonia, acompanhamento profissional, videoconferência e ensino a distância

ter, 29/05/2007 - 10h31 | Do Portal do Governo

A adoção de novos sistemas de serviços – como a transmissão simultânea de áudio e vídeo e substituição da telefonia convencional pelo modelo VoIP – permitiram à Unesp economizar R$ 1,13 milhão. A transmissão de áudio e vídeo pela videoconferência e UnespTVnet tornaram possível a reunião virtual de grupos para finalidades diversas, como treinamentos, defesas de teses e dissertações, gerando economia em diárias, transporte e logística.

Para a Unesp, cujas unidades universitárias estão localizadas em diferentes regiões do Estado, esse serviço proporciona também uma grande economia de tempo. Desde 2004, quando a videoconferência entrou em funcionamento, por exemplo, foram feitos cerca de 250 atendimentos. O desenvolvimento e o gerenciamento desses recursos é uma das tarefas da Assessoria de Informática (AI) da universidade.

A Universidade já dispõe de tecnologia específica para o ensino a distância, falta apenas o aprimoramento da infraestrutura para garantir o pleno funcionamento, segundo Alberto Antônio de Souza, assessor-chefe da AI. A edição de textos no site da universidade e em suas páginas internas tem sido feita por meio da Internet, com o Sistema de Editoração de Textos (SES) desenvolvido internamente. O SES permite a atualização das informações de forma rápida e simplificada e atende ao padrão visual da homepage da universidade.

Telefonia – A implantação do modelo de telefonia que utiliza a rede de computadores em substituição à rede convencional, chamada de Voz sobre IP ou VoIP, foi outro avanço significativo. Atualmente os telefones da reitoria, que está localizada na capital, e mais 200 aparelhos em unidades, funcionam pela rede de dados, gerando uma economia de cerca de 70% nas contas telefônicas.

Entre as unidades, os telefones que utilizam o sistema VoIP fazem chamadas interurbanas ao custo de chamadas locais, independente da cidade em que a ligação foi originada. Além disso, por esse canal, as chamadas entre ramais não têm custo de operadoras de telefonia. “A implantação do novo modelo de telefonia permitiu o atendimento de uma demanda antes reprimida”, observa Souza.

Antes do desenvolvimento do sistema de Acompanhamento de Desenvolvimento de Profissional (ADP), interligado em rede, a Coordenadoria de Recursos Humanos recolhia os dados dos servidores por meio de impressos preenchidos manualmente. Após a conclusão do programa, a execução da tarefa tornou-se mais simples e eficiente.

Cada um dos cerca de sete mil servidores preenche sua própria avaliação, utilizando a Internet, para posterior aprovação de seu superior, sem burocracia nem perda de tempo. Esse foi o primeiro grande sistema com acesso via web, segundo seus programadores.

O ADP e outros sistemas importantes, como os que reúnem informações sobre orçamento e finanças, recursos humanos, graduação, pós-graduação, pesquisa e iniciação científica, serão reunidos no Portal de Sistemas da Unesp e acessíveis mediante autenticação automática. “A área de informática tem conseguido significativos avanços, permitindo que a universidade desenvolva e divulgue adequadamente suas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, finaliza o responsável pelo setor.

Da Assessoria de Imprensa da Unesp