Univesp: Orientadores de polos recebem formação digital do Google for Education

Projeto faz parte de acordo de cooperação técnica que ofertará qualificação em tecnologias digitais para 380 profissionais

sáb, 07/12/2019 - 18h47 | Do Portal do Governo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e o Google for Education firmaram um acordo de cooperação técnica que prevê a formação de 380 orientadores de polos presenciais, de mais de 300 municípios em diversas ferramentas de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

A iniciativa, estabelecida em 26 de novembro, busca criar oportunidades de aprendizagem, simplificar as tarefas acadêmico-administrativas e desafiar as equipes a pensar de forma crítica, além de auxiliar na comunicação e integração entre docentes e alunos. A capacitação será ofertada em ambiente virtual da Univesp a partir de deste mês.

A formação, totalmente gratuita, será destinada ao uso das ferramentas como G Suite for Education (Gmail, Google Drive, Agenda, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, Hangouts Meet, Grupos e outras). Para o presidente da Univesp, Rodolfo Azevedo, é importante que todos estejam alinhados às novas tecnologias.

“Precisamos trabalhar com as competências que possam facilitar a fusão entre o real e virtual, o velho e novo. A educação a distância já é transformadora e aliada aos avanços tecnológicos, contribui para inserção e evolução das pessoas na era digital. Essa parceria vem ao encontro da missão da universidade, que visa à promoção do desenvolvimento humano e profissional por meio do ensino, pesquisa e da expansão da educação digital e das metodologias inovadoras”, ressalta.

Inovação

Segundo Daniel Cleffi, líder do Google for Education para América Latina, do Google for Education, a parceria é a oportunidade de levar inovação para a educação em diversos municípios. “Com a Univesp, vamos facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, através de soluções tecnológicas acessíveis, que promovam maior engajamento de alunos e que tenham foco na capacitação de educadores, que são protagonistas fundamentais nessa transformação”, salienta.

De acordo com a diretora acadêmica da Univesp, Simone Telles, o atual trabalho desenvolvido pela universidade parte do princípio de que o letramento digital é uma competência transversal que precisa fazer parte das novas políticas educacionais. “Atualmente, nós, professores, precisamos estar preparados para interagir com gerações de alunos que aprendem mil coisas diferentes, fazem downloads e uploads, navegam e batem papo virtualmente, postam e criam designs numa velocidade frenética”, explica.

Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Entre os principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS) e as universidades: USP, Unesp, Unicamp.

A Univesp conta com mais de 31 mil alunos matriculados e está presente em 373 polos do Estado, localizados em 316 municípios, mais de 47% do território paulista. São oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras e os novos, Bacharelado em Tecnologia da Informação e Bacharelado em Ciência de Dados.

Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.

Google for Education

O Google for Education é uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

Presente em mais de 180 países e utilizada por milhões de alunos e professores, a solução engloba diversas ferramentas educacionais gratuitas, incluindo o Google Classroom, bem como os Chromebooks, que são notebooks de baixo custo, que se diferenciam pela simplicidade, rapidez e segurança.

O ecossistema que cerca o Google for Education é utilizado por mais de 25 milhões de alunos com os Chromebooks e 80 milhões usando G Suite for Education ao redor do mundo.