Univesp institui o Programa Aluno Representante de Curso

Inicialmente, doze estudantes foram escolhidos pela Diretoria Acadêmica; ideia é ter um aluno de cada curso por polo

sáb, 19/10/2019 - 17h20 | Do Portal do Governo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) instituiu o papel do “Aluno Representante de Curso”, que terá a meta de aproximar discentes e docentes, além de estabelecer um canal de comunicação para a geração de novas ações e propostas voltadas às atividades acadêmicas.

Para a implantação da iniciativa, divulgada em 30 de setembro, a Diretoria Acadêmica convidou doze alunos que, inicialmente, serão responsáveis pelo desenvolvimento de estratégias e ampliação do programa a todos os polos de apoio presencial.

Segundo a diretora acadêmica, professora Simone Telles, no futuro próximo serão selecionados um representante de curso e um suplente por polo. “Teremos um universo de mais de dois mil estudantes com esse canal direto conosco. Os primeiros escolhidos nos auxiliarão a criar mecanismos e fluxos de trabalho”, salientou a docente.

Vagas

Para concorrer às vagas de representantes e suplentes, os alunos devem seguir alguns critérios, entre eles: estar regularmente matriculado na instituição; não estar em período de trancamento; não ter sofrido penalidades acadêmico-administrativas e disciplinares, conforme regulamento das Normas Acadêmicas da universidade; não estar cursando o primeiro ou último semestre letivo de curso; ter Percentual de Progressão (PPR) entre 20% a 80% (alunos de Engenharias), entre 25% a 75%  (Licenciaturas) e entre 33% a 66% para cursos de Tecnologia.

As excepcionalidades para cursos em implantação serão aprovadas pela Diretoria Acadêmica. O representante e suplente terão mandato de um ano, que poderá ser renovado por mais um. Eles deverão ter disponibilidade de, no mínimo, três horas semanais para as atividades designadas, entre elas, reunião presencial ou on-line com a Diretoria Acadêmica a cada bimestre.

A seleção será realizada anualmente no início do ano letivo e será divulgada por meio de edital no site oficial da Univesp. Os candidatos inscritos serão ordenados considerando os seguintes critérios: maior percentual de progressão no curso; maior média global e maior idade.

Transparência

De acordo com o presidente da Univesp, Rodolfo Azevedo, o representante contribuirá ainda mais para a transparência na gestão. “É fundamental que o selecionado mantenha um diálogo contínuo com a universidade. Ele deverá buscar integração com os outros alunos e representantes, tomar decisões com base em princípios democráticos, participar de reuniões e promover a coletividade”, afirmou.

“No nosso modelo pedagógico, o estudante está no centro. Conhecer de perto seus anseios e perspectivas é imprescindível para o sucesso institucional”, completa o presidente da Univesp. A íntegra da deliberação pode ser conferida pela internet.