Universidades de SP e do Japão promovem intercâmbio de alunos e professores

Acordo de Cooperação foi assinado entre a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Universidade Hakuoh, da província de Tochigi

qui, 26/06/2008 - 17h04 | Do Portal do Governo

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Universidade Hakuoh, da província de Tochigi, no Japão, fecharam na semana passada Acordo de Cooperação Internacional de Desenvolvimento Mútuo, com o objetivo de internacionalizar os câmpus das instituições.

O acordo prevê o estabelecimento de programas de intercâmbios de alunos e professores, por determinado período, em diferentes áreas do conhecimento. “A parceria amplia as oportunidades para nossos estudantes e para a própria Unesp, com possibilidades de trocas culturais e tecnológicas”, afirma o reitor da Unesp, Marcos Macari.

Para se tornar uma universidade internacional, Hakuoh precisa destinar 30% de suas vagas para alunos estrangeiros. “Em nossos câmpus, temos estudantes de 45 países. Do Brasil, são dez”, informou o vice-reitor da Universidade Hakuoh, Joji Kamioka.

A universidade japonesa tem papel de destaque na formação e preparação de atletas nos esportes olímpicos e no beisebol. “Esperamos desenvolver projetos conjuntos em Educação Física e áreas afins”, diz Macari.

Da Assessoria de Imprensa da Unesp / Agência Imprensa Oficial

C.C.